Como estudar Geografia para o Enem 2013

Como estudar Geografia para o Enem 2013Que a prova do Enem é interdisciplinar, contextualizada e muita ligada às questões atuais da nossa sociedade, todo mundo sabe.

Mas se tem uma disciplina dentro do exame que melhor representa tais características, certamente essa disciplina é a Geografia.

Podemos adiantar, por exemplo, que quando se trata de questões ambientais, geografia e biologia andam de mãos dadas dentro da prova. Sem falar ainda de história, que trás uma interdisciplinaridade com geografia que é difícil saber de qual disciplina remete determinadas questões.

Mesmo assim (mas levando em consideração essas características), podemos destacar os assuntos que mais aparecerem no Enem quando falamos em geografia:
 

  • Aspectos socioeconômicos, principalmente do Brasil. Mortalidade infantil e crescimento populacional são dois de diversos exemplos que poderiam ser lembrados nesse ponto.
  • Problemas ambientais, como enchentes, efeito estufa e desmatamento estão sempre presentes.
  • Geopolítica internacional. Primavera árabe, guerras e terrorismo sempre aparecem em questões que discutem um determinado contexto histórico. Muitas vezes, esse assunto refere-se ao papel brasileiro no referido cenário.
  • Assuntos diretamente ligados à agricultura como desmatamento, extrativismo predatório, fome e reforma agrária.

Tendo em mente as características da disciplina de geografia dentro do Enem e quais os assuntos mais frequentes, podemos relacionar algumas dicas que certamente aumentarão suas chances de sucesso na hora do exame:

1 – Além de conhecer a fundo o conteúdo programático do ensino médio, a primeira dica é óbvia: Atualize-se! Acompanhe jornais revistas e sites que destacam problemas socioeconômicos e ambientais do Brasil e do mundo.

2 – Dê preferência à mídia escrita. Pensando na fixação e no treinamento da sua concentração, é muito mais interessante LER uma noticia a ASSISTIR uma noticia.

3- Aproveite essas leituras para comparar gráficos, diagramas e tabelas com o texto da noticia em questão. Afinal, em diversas questões do Enem, é necessária a interpretação desses elementos visuais.

4- Na maioria dos casos, um fato é noticiado sem que se aprofunde nas razões que levaram a ocorrência do mesmo. E são justamente essas razões que muitas vezes são cobradas no exame! Portanto, não basta saber o que acontece, mas também conhecer suas causas e desdobramentos.

Essas são nossas dicas de hoje.  E da mesma maneira que fizemos com as outras disciplinas, separamos alguns espaços que trazem ótimas leituras pra você estudar e/ou completar seus estudos de geografia para o Enem de 2013.

 
Veja como arrebentar no Enem 2013!

 
Leia os outros Artigos da série:

Compartilhar

7 Comentários

Bruno

O ENEM É UNIDIMENSIONAL, OU SEJA ESSA INFORMAÇÃO DO ENEM SER INTERDISCIPLINAR É ERRADA.

Responder

bruno

Outra boa sugestão para GEOGRAFIA, é o site geocontexto, apenas aulas em powerpoint, excelente para revisão de diversos assuntos: http://www.geocontexto.blogspot.com

Responder

InfoEnem

Olá Josiane,
Dicas mais que aceitas! são bem vindas!
Obrigado
tt
Fernando

Responder

elisabeth

o enem é uma excelente oportunidade de vida, para que possamos crescer proficionalmente. pessoas que nem a metade de uma bolsa pode pagar tem sempre uma oportunidade junto com o enem.então é acreditar em nossas capacidades e ir a luta, poís cada um tem um ser dentro de si. e é inteligente o bastante para ser o futuro de amanhã.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *