Estudando as Sub-Regiões do Nordeste Brasileiro

Em nossa postagem de hoje vamos tratar sobre geografia no Enem, falando sobre uma região muito importante no cenário nacional: a região Nordeste do Brasil. Vamos explicar sobre as regiões que são denominadas sub-regiões do Nordeste do Brasil. Para isso, vamos primeiramente discorrer sobre o Nordeste brasileiro e, em seguida, explicaremos sobre estas diferentes sub-regiões.

A região Nordeste do Brasil é composta ao todo por 9 estados, que são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. É uma região que, embora ainda lembrada por questões relacionadas a seca e condições sociais ruins, apresenta um desenvolvimento considerável explorando tanto as suas belezas naturais, como também a sua diversidade cultural.

Além da divisão entre estados, a qual apresentamos acima, é possível dividir a região Nordeste do Brasil em quatro sub-regiões diferentes, que são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. Vamos explicar melhor cada uma destas sub-regiões.

Zona da Mata

A Zona da Mata nordestina é uma região litorânea que se estende desde o litoral da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte. Esta sub-região é a mais populosa e urbanizada entre as quatro divisões e possui como clima o tropical úmido. O solo desta região é fértil, o que se deve principalmente a presença de chuvas regulares ao longo do ano e, a mata atlântica antes presente nesta sub-região foi devastada para ceder lugar para o plantio de cana de açúcar e cacau.

Agreste

O agreste nordestino é definido como uma sub-região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. Esta faixa, que fica entre uma região úmida e outra semiárida, apresenta também atividades diferentes em sua extensão. Nas proximidades da Zona da Mata, onde o solo e clima são mais úmidos predominam a pecuária leiteira e agricultura de subsistência. Já nas proximidades do sertão, onde o clima é seco, o domínio é da pecuária extensiva.

Sertão

O sertão é, entre as sub-regiões, a de maior extensão do Nordeste. É uma área de clima semiárido que atinge pelo menos uma parcela de cada estado desta região. As chuvas são muitas vezes ausentes, e quando ocorrem são mal distribuídas. A vegetação predominante é a caatinga e a única fonte perene de água para esta sub-região é a Bacia do Rio São Francisco. As maiores concentrações humanas estão situadas nas margens dos rios Cariri e São Francisco e entre as atividades econômicas destacam-se a pecuária e o cultivo irrigado de flores e frutas.

Meio Norte

O Meio Norte é uma das sub-regiões correspondente à faixa de transição entre a região Amazônica e o Sertão nordestino. Esta faixa está situada predominantemente sobre os estados do Maranhão e Piauí e na sua vegetação destaca-se a mata dos cocais. Nas proximidades da região Amazônica os índices pluviométricos são elevados e entre as atividades econômicas realizadas destacam-se a pecuária extensiva e cultivo do algodão.

Desta maneira, estudamos nesta postagem sobre as quatro diferentes sub-regiões que compõem o Nordeste do Brasil. Conhecer estas sub-regiões é importante devido a sua relevância no cenário nacional, assim como o caráter social envolvido na região Nordeste. Esses fatores são muito importantes para a resolução de questões de geografia do Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

OSCAR SILVA

MUITO BOM.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *