Importantes Características dos BRICS

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um assunto muito importante, que envolve não só o nosso País, mas também diversas questões geopolíticas, muito importantes para os assuntos de geografia no Enem. Vamos falar sobre as mais importantes características dos BRICS, explicando o que é este grupo, quais os países componentes e também sobre as características predominantes destes países.

No cenário político atual, principalmente na era após a globalização, a união entre os mais variados países, assim como o seu relacionamento vem ganhando cada vez mais importância, seja para a política nacional, economia ou até mesmo questões militares. Desta maneira, diversos países buscam a formação de grupos ou blocos econômicos, tais como o Nafta, o Mercosul e o mais conhecido a União Europeia. Neste conceito, um grupo importante que vem ganhando destaque são os BRICS.

O que são os BRICS?

BRICS é nome que recebe um grupo formado atualmente por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O seu nome é dado pela letra inicial de cada país em inglês (Brazil, Russia, India, China and South Africa). No entanto, os BRICS não são um grupo econômico, tais como os que mencionamos acima. Na verdade, estes países formam uma aliança que busca agir no cenário político e econômico internacional, favorecendo os interesses em comum destes países. Todo ano são realizadas ao menos uma reunião para definir as diretrizes destes países, formalizando acordos internacionais e caminhando para a possível formação e um bloco econômico de fato.

Características dos países componentes

Como falamos no início, os BRICS são formados por países que apresentam algumas características em comum, que são fundamentais para as diretrizes do grupo, vamos explorar algumas.

A principal característica do grupo é ser formado por países emergentes, ou seja, são países que estão em um processo de crescimento econômico superior aos demais países, além de apresentares índices de crescimento, como importação e exportação em crescimento. Outras características comuns aos integrantes do grupo são:

  • Grande quantidade de recursos minerais, com desenvolvimento de tecnologia para explorá-los;
  • Mão de obra em grande quantidade, em processo de qualificação. Estima-se que os países do BRICS detenham 45% da força de trabalho mundial;
  • Investimento acentuado em setores de infraestrutura nacional, tais como estradas, ferrovias e aeroportos;
  • Rápido acesso da população à instrumentos de comunicação, como telefones celulares e internet;
  • Grande investimento de empresas internacionais em seu mercado de capitais e;
  • Investimento de empresas internacionais em diversos setores da economia.

Além disso, os países também compartilham outros dados similares, tais como IDH e expectativa de vida.

Futuro dos países do BRICS

Acredita-se que em um futuro não muito distante, que os países pertencentes a este grupo possam se tornar grandes economias, muito influentes no cenário mundial. Destaca-se principalmente a China, com um crescimento econômico muito acelerado (atingindo normalmente 9% ao ano), além de possuir a maior população mundial, seguida de perto por outro país do grupo, a Índia. Além disso, a expectativa é que cada vez mais o grupo se fortaleça e se transforme em um bloco econômico de fato.

Poderíamos ainda explorar diversas características este grupo, mas temos uma visão geral dos BRICS. Conhecer este grupo, assim como diversos outros em que o Brasil está inserido, é muito importante para a sua preparação para o Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *