Conhecendo os Blocos Econômicos – União Europeia

Em nosso Portal temos tratado de um tema muito presente nos vestibulares: os Blocos Econômicos, que são associações entre países que estabelecem relações entre si para se integrarem economicamente e socialmente.

O Bloco Econômico a ser estudado hoje é a União Europeia, o mais integrado do mundo. Seu início aconteceu em 1944, com o grupo Benelux (formado por Bélgica, Holanda e Luxembrugo), que tinha características de uma União Aduaneira, ou seja, o uso de uma tarifa comum de importação e exportação entre os países membros e um combinado de uma mesma tarifa externa para eles. No ano de 1952, França, Alemanha e Itália se juntaram à Benelux, gerando o CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), para criar um mercado de siderurgia comum para eles com combinados em relação às matérias-primas.

Em 1957, os seis países assinaram o Tratado de Roma, que deu origem ao Mercado Comum Europeu ou Comunidade Econômica Europeia (CEE), ampliando o acordo econômico além da siderurgia. Então Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Espanha e Portugal integraram o CEE na chamada Europa dos 12. A Alemanha Ocidental entrou no bloco em 1989, após a Queda do Muro de Berlim.

Passou a haver então a primeira proposta de livre circulação de matérias, bens, serviços e pessoas entre os países integrantes. E em 7 de fevereiro de 1992, os países assinaram o Tratado de Maastricht, que deu origem ao que atualmente conhecemos como União Europeia. O primeiro bloco econômico a promover total integração entre os países membros e a adoção de uma moeda única – o euro – exceto no Reino Unido e na Dinamarca. Além disso, o bloco promoveu melhores condições de vida, trabalho e paz para os cidadãos dos Estados.

O Bloco conta hojr com 28 países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Atualmente a Turquia, Macedônia e Ucrânia estão em fase de negociação para a integração do bloco e a República de San Marino está passando por um processo de adesão.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

ozair

Muito bom o material

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *