Estudando Alguns Problemas Ambientais Nos Centros Urbanos

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre a geografia para o Enem. E se você morar em grandes centros urbanos, será ainda mais importante, uma vez que este tema é recorrente nas grandes cidades brasileiras e até mesmo mundiais. Falaremos sobre os principais problemas ambientais dos centros urbanos, explicando quais são os principais problemas ambientais das grandes cidades e também comentando sobre a sua causa.

Quando estamos em grandes cidades, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, muitas vezes o desenvolvimento industrial desorganizado, associado a grande concentração populacional em uma pequena região, faz com que a questão ambiental seja muitas vezes desconsiderada, ou mesmo posta de lado. Em consequência disso, alguns problemas ambientais surgem, e podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente destas regiões. Vamos falar um pouco sobre alguns destes problemas.

Ilhas de calor

As ilhas de calor são um dos problemas ambientais mais recorrentes nos grandes centros urbanos. Quando falamos em uma ilha de calor, estamos falando de um fenômeno onde ocorre a elevação das temperaturas das zonas mais urbanizadas, ou seja, das regiões com maiores concentrações de indústrias, pessoas e habitações. Em casos extremos, a diferença de temperaturas entre algumas regiões da cidade e das regiões periféricas pode atingir os 10 °C.

As ilhas de calor são causadas por uma série de fatores, o quais estão presentes nos grandes centros urbanos, como a ausência de vegetação, a presença de grandes edifícios em elevadas quantidades, a poluição do ar e, principalmente, a utilização de materiais que aprisionam o calor em maiores quantidades, como o asfalto e o concreto. Veja abaixo uma representação esquemática das ilhas de calor:

Inversão térmica

A inversão térmica é um dos principais problemas ambientais que ocorrem em grandes centros urbanos. No entanto, trata-se de um fenômeno natural, ou seja, é um fenômeno que não depende da ação humana para ocorrer. Porém, quando a sua ocorrência está associada a poluição do ar encontrada nos grandes centros, torna-se prejudicial ao ambiente das cidades, ocasionando problemas respiratórios em grande parcela da população destes grandes centros.

No fenômeno da inversão térmica, o ar não consegue circular de maneira correta, uma vez que o ar frio fica preso sob uma camada de ar quente, e não ocorre a movimentação das camadas de ar. Deste modo, toda a poluição da região fica presa na primeira camada de ar, visto que não há a movimentação do ar, o que ocasiona problemas respiratórios para boa parcela da população. Veja a seguir uma representação de uma situação normal e uma situação onde ocorre a inversão térmica:

Chuva ácida

A chuva ácida também é um dos problemas ambientais que são encontrados na maioria dos centros urbanos. A ocorrência da chuva ácida está associada às reações do vapor d’água liberado naturalmente e dos gases tóxicos liberados pelos escapamentos de veículos e fábricas, principalmente. Destas reações, formam-se compostos naturalmente ácidos, que por sua vez ocasionam severos danos a diversas regiões diferentes, danificando edifícios, monumentos e até mesmo a vegetação local, elevando o nível de acidez de lagos e rios, podendo atingir níveis prejudiciais a fauna e flora da região e assim por diante. Observe abaixo um muro corroído pela ação da chuva ácida:

Deste modo, explicamos sobre os problemas ambientais mais recorrentes nos grandes centros urbanos de nosso país e do mundo em geral. Conhecer estes problemas é o primeiro passo para resolvê-los, e por se tratar de um tema muito recorrente nos dias de hoje, costuma ser muito cobrado no Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estudando Alguns Problemas Ambientais Nos Centros Urbanos • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Estudando Alguns Problemas Ambientais Nos Centros Urbanos • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *