Estudando as Organizações Internacionais

Vamos estudar em nossa postagem de hoje sobre alguns importantes órgãos institucionais ligados a geografia no Enem. Vamos falar sobre as organizações internacionais, explicando o que são essas organizações, o que fazem e também qual a finalidade de cada uma dessas organizações.

Antes de mais nada vamos entender o que são as organizações internacionais. Quando falamos em uma organização ou organismo internacional, estamos falando de instituições que carregam ações de diversos países de regiões diferentes, com um objetivo ou ação em comum. As causas podem ser as mais específicas, ou ainda as mais abrangentes possíveis, a depender da finalidade de cada organização.

Além disso, as organizações internacionais podem atuar nas mais diversas áreas, seja na política, economia ou ainda em questões sociais. No entanto, uma das grandes dificuldades das instituições internacionais está nos conflitos ideológicos que podem ser gerados, em virtude das diferentes ideologias espalhadas por todo o mundo. Desta forma, os órgãos devem tomar o devido cuidado a fim de evitar a criação de conflitos ideológicos. Vamos agora tratar de algumas das principais organizações internacionais.

Organização das Nações Unidas – ONU

A Organização das Nações Unidas é, provavelmente, a principal organização internacional dos dias de hoje. A ONU atua em grande parte do território mundial, sendo muitas vezes denominada “estatal mundial”. No entanto, embora atuem por todo o mundo, as decisões tomadas na ONU são condicionadas aos países membros, em especial os países que compõem o seu conselho de segurança. O conselho de segurança da ONU é composto por cinco países permanentes, os quais possuem poder de veto, que são: Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia, além de mais 10 países temporários, os quais não possuem o poder de veto. Veja a seguir a bandeira da ONU.

Fundo Monetário Internacional – FMI

Já o Fundo Monetário Internacional, por sua vez, é uma das organizações internacionais responsável pela economia dos países membros, embora também apresente também um cunho político. O FMI foi criado no ano de 1944 e atualmente conta com 187 países no total. Esta organização funciona através da concessão de empréstimos ou crédito para os países membros que solicitem ajuda econômica, exigindo destes países algumas medidas político-econômicas internas, tais como o corte de gastos públicos, implantação de medidas liberais e também desregulação da economia.

Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN

A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma organização criada durante a época da Guerra Fria, e serve como um acordo bélico entre os países da frente capitalista, em caso de um possível ataque da frente socialista em seu território. Atualmente a OTAN como maneira política de pressionar alguns países, além de realizar intervenções militares em alguns países.

Outras Organizações Internacionais

Existem ainda diversas outras organizações internacionais, também muito importantes em diversos cenários, mas que não destacaremos em nossa postagem de hoje. Entre elas, temos a Organização Mundial do Comércio (OMC), que atua no campo das importações e exportações, evitando ilegalidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que atua neste setor em todo o planeta, e assim por diante.

Sendo assim, estudamos em nossa postagem algumas das principais organizações internacionais, além de apresentar a sua função no âmbito mundial. Conhecer essas organizações é importante, uma vez que diversas vezes são tratadas em questões do Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *