Conhecendo os Planetas Gasosos

Em nosso artigo de hoje vamos estudar um assunto de geografia muito interessante e importante para nós, que são os planetas. Mas não vamos falar exatamente sobre todos os planetas do Sistema Solar, uma vez que o objetivo de hoje é explorar os planetas gasosos. Vamos explicar quais são os planetas gasosos, ilustrando também as suas principais características como grupo e as individualidades de cada planeta.

Características dos planetas gasosos

O ponto de partida para realizar a identificação dos planetas gasosos é entender sobre as suas principais características. A principal, e mais importante, é que os planetas gasosos são predominantemente formados por gases, dos mais variados tipos. Os planetas gasosos, que também podem ser denominados planetas gigantes ou ainda planetas jovianos, são os maiores planetas do Sistema Solar. Além disso, estes planetas possuem uma grande quantidade de satélites e possuem um sistema de anéis em seu entorno. Em nosso Sistema Solar, existem ao todo quatro planetas gasosos, que são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Vamos estudar um pouco de cada um destes planetas.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta entre os planetas gasosos (e consequentemente o maior do Sistema Solar!). É um planeta tão grande que o seu volume equivale a mais de duas mil vezes o volume do planeta Terra! Além disso, uma importante característica deste Planeta é a grande quantidade de luas, sendo 63 ao total!

Você pode observar o Planeta Júpiter na imagem abaixo e não identificar um sistema de anéis em seu entorno. No entanto, esse sistema de anéis existe, porém com uma maior dificuldade de visualização.

Saturno

Saturno é o segundo maior Planeta do Sistema Solar e, ao contrário de Júpiter, apresenta o sistema de anéis em seu entorno muito visível! Estes anéis são constituídos por uma grandiosa quantidade de fragmentos de gelo, poeira e rochas, que podem apresentar grande variações em seu tamanho. Apresentando outra característica dos planetas gasosos, Saturno apresenta um total de 47 luas, sendo a maior com tamanho superior ao Planeta Mercúrio!

Urano

Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Apresenta ao todo um total de 29 luas. Seu tamanho também é elevado, sendo que seu diâmetro equivale a praticamente quatro vezes o diâmetro da Terra! Além disso, devido a sua distância do sol e condições de rotação, cada estação do ano em Urano equivale a aproximadamente 20 anos terrestres!

Netuno

As características de Netuno são muito similares às apresentadas por Urano. Entre os estes planetas, é o único que não pode ser observado a olho nu, independente das condições de observação da Terra. Possui ao todo 13 luas e uma característica peculiar deste Planeta é a velocidade dos ventos, que podem atingir os 2000 km/h!

Deste modo, estudamos os quatro planetas gasosos, assim como as suas características principais. Compreender os planetas é muito importante, uma vez que de maneira interdisciplinar, os planetas costumam estar envolvidos em diversas questões do Enem! Em breve, estudaremos sobre os planetas rochosos, explorando assim todos os planetas que compõem o Sistema Solar!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

Explorando os Planetas Rochosos do Sistema Solar • infoEnem | infoEnem

[…] anterior estudamos sobre os planetas gasosos do Sistema Solar (você pode acessar esta postagem clicando aqui!). Falamos sobre quatro dos oito planetas do Sistema Solar. Para entender as características dos […]

Responder

Conhecendo os Planetas Gasosos • infoEnem | infoEnem | Pesquisas de Química

[…] Fonte: Conhecendo os Planetas Gasosos • infoEnem | infoEnem […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *