Entenda a Diferença Entre Território, Estado, Nação e País

Na postagem de hoje, vamos apresentar quatro diferentes conceitos relacionados a geografia no Enem, que são: território, Estado, País e Nação. Ao apresentar estes conceitos, vamos deixar claro qual a diferença entre eles, uma vez que aparentam ter uma definição similar, o que pode levar a confusões em seu entendimento.

Normalmente estes conceitos são confundidos, ou até mesmo utilizados de maneira equivocada, pois aparentam ser a mesma coisa. Mas não são! Baseado nas questões geográficas e geopolíticas mundiais, estes conceitos apresentam definições diferentes, e veremos a seguir cada uma delas.

Território

O primeiro conceito que vamos estudar são os territórios. Mas antes disso, devemos ressaltar que devido a geografia ser uma ciência humana, não existem definições 100% corretas sobre um respectivo assunto. Desta forma, você pode encontrar em outras literaturas definições um pouco diferentes das que veremos a seguir, baseadas em opiniões particulares ou de um determinado grupo de estudo. Procuramos trazer as informações que são adotadas pela maioria dos estudiosos, mas ressaltamos que não são únicas!

De maneira geral, o território é definido como o espaço geográfico apropriado e demarcado por relações tanto de poder, como de soberania. Em alguns casos, é fácil observarmos o que é um território. Por exemplo o Brasil, sabemos quais são os seus limites e fronteiras, portanto sabemos facilmente qual é o nosso território de soberania. Porém, quando falamos de movimentos separatistas, ou de grupos terroristas, o território não é tão claro assim, pois não possuímos a real certeza de qual a região onde ocupam. Portanto, podemos dizer que o território é onde um Estado, ou determinado grupo exerce a soberania. Na imagem a seguir está o território brasileiro.

Estado

Já o Estado, por sua vez, é quem exerce a soberania sobre o território. Sendo assim, o Estado brasileiro é quem exerce a soberania sobre o território brasileiro. Como você já deve ter percebido, o Estado (com letra maiúscula) representa o conjunto de instituições públicas que são responsáveis pela administração de um território, que procura atender e resolver os interesses e desejos de sua população. Essas instituições podem ser as escolas, hospitais, o próprio governo e várias outras.

País

Um País é um conceito muito amplo, que abrange tudo o que se encontra em um determinado território administrado por um Estado. Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.

Nação

Quando falamos em Nação, isso quer dizer que estamos falando de uma forte união de um mesmo povo, com um conjunto de ideias em comum, que podem ser culturais, religiosas ou até mesmo econômicas. Sendo assim, uma Nação pode abranger o mesmo grupo de um Estado, ou País, basta todos estes estarem ligados pelos mesmos ideais. No entanto, isso dificilmente acontece. De maneira geral, esta união como Nação acontece em pequenos grupos, tais como os movimentos separatistas, como os curdos e os bascos. Quanto maior o País, a tendência é que seja maior a diversidade de ideias e ideais.

Sendo assim, explicamos sobre estes quatro importantes conceitos que, embora apresentem uma boa ligação entre si, são diferentes. Desta forma, ao conhece-los devidamente, podemos utilizá-los de maneira correta!

 

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estudando os Diferentes Climas do Brasil • infoEnem | infoEnem

[…] postagem de hoje vamos estudar sobre os diferentes tipos de clima do território brasileiro. Este assunto, de muita importância para as questões relacionadas à geografia, deve […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *