Compreenda os Diferentes Tipos de Mapas

Em nosso artigo de hoje vamos estudar sobre a geografia no Enem. Mais especificamente, vamos estudar os tipos de mapas, que podem ser diferentes por diversas razões. Deste modo, vamos explicar quais os diferentes tipos de mapas, ilustrando a importância de cada um deles em nosso dia a dia.

Os mapas nada mais são que importantes instrumentos de comunicação. Sua função é representar de maneira gráfica alguma área do espaço da Terra. Como temos uma infinidade de informações referentes a uma pequena região do planeta, o mapa não pode representar todas essas informações, uma vez que a sua leitura se tornaria inviável. Portanto, foram criados diversos tipos de mapas, cada um com um objetivo específico, o que vamos estudar adiante.

Utilizando vários tipos de mapas, é possível determinar condições climáticas, ou econômicas ou até mesmo territoriais. Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados. Vamos então estudar cada um destes modelos.

Mapas físicos

Os mapas físicos são os mais comuns em nosso cotidiano. Como o próprio nome sugere, são os mapas destinados a representar a superfície física do espaço, podendo indicar características como o relevo, clima, hidrografia, altitudes, ou qualquer outra característica física de uma região. Na imagem a seguir temos um exemplo de mapa físico, sendo representado um mapa com o perfil hidrográfico brasileiro. Além disso, também estão representadas no gráfico as bacias hidrográficas, o que ilustra a versatilidade dos gráficos, que podem apresentar uma ou várias informações simultaneamente, desde que esteja devidamente organizado.

Mapas demográficos

Os mapas demográficos são aqueles utilizados para representar espacialmente dados referentes a população, tais como: taxa de alfabetização, taxa de natalidade, migrações, imigrações, emigrações, entre outros. Desta forma, quando relacionamos algum dado diretamente com a população, estamos utilizando um mapa demográfico. Por exemplo, abaixo temos um mapa que registra a quantidade de habitantes por quilometro quadrado, ao longo de todo o mundo. Este tipo de mapa é muito interessante, pois podemos observar quais regiões são as mais habitadas do planeta.

Mapas econômicos

Já os mapas econômicos servem para expressar dados referentes a economia, seja de um país, uma região ou até mesmo de todo o planeta. Desta forma, podemos expressar dados como a receita financeira de cada um de nossos estados, ou o índice de desemprego por região, ou ainda o PIB per capita de cada estado de nosso país. Os mapas econômicos são interessantes pois podem exibir claramente situações de desigualdade entre diferentes regiões. O mapa a seguir traz informações sobre a agropecuária no estado do Paraná, com as suas diversas variações.

Mapas históricos

Os mapas históricos são aqueles utilizados para representar algum acontecimento ou dados de uma determinada época da história. Portanto, não se tratam de mapas atuais! Por exemplo, temos o mapa representando o Tratado de Tordesilhas, indicando a divisão do Brasil entre Portugal e Espanha.

Mapas estilizados

Os mapas estilizados são aqueles em que as dimensões ilustradas não representam corretamente a dimensão real de uma região. Podem ser utilizados quando queremos ilustrar a participação ou importância de uma região em algum fator influente. Como exemplo, temos este mapa indicando a utilização da internet nos países, no ano de 2002. Como você percebeu, existem muitas distorções ao longo do mapa.

Assim, estudamos os diversos tipos de mapas que podemos encontrar ao longo das provas. Além disso, observamos a importância e utilização de cada um destes tipos, estudando também através de seus exemplos. Desta forma, você se prepara para entender os mapas presentes em provas do Enem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *