Como estudar Física para o Enem 2013

Como estudar Física para o Enem 2013

Dando continuidade as nossas publicações sobre as principais características e estratégias de estudo para o Enem de 2013, hoje falaremos de uma das disciplinas que, certamente, causa arrepios em muitos estudantes.

A Física, além de ter muito conteúdo e informação, trás ainda à necessidade de familiaridade com a matemática. Assim sendo, para os candidatos chegarem à resposta correta, várias barreiras devem ser superadas. Primeiro a interpretação do problema. Depois o conhecimento do fenômeno físico envolvido. E Por último, o traquejo matemático para solucioná-lo.

Uma deficiência em qualquer uma dessas etapas já impossibilita o candidato de resolver a questão. De certo, um dos motivos que tantos estudantes repudiam tal disciplina é justamente essa “dependência” de outras disciplinas.

Mas antes das dicas de estudos propriamente ditas, vamos destacar os assuntos mais recorrentes de física a partir de 2009:

– Elétrica: Principalmente circuitos de situações do cotidiano, como por exemplo, a instalação elétrica de uma residência.

– Energia: Esse assunto, em diversos momentos, vem relacionado com questões ambientais, como a produção, a distribuição e a eficiência das diversas matrizes energéticas existentes.

– Mecânica: Assim como os vestibulares tradicionais, o Enem explora várias questões de cinemática (velocidade, aceleração, deslocamento etc) e de dinâmica (Leis de Newton).

Tendo como base esses assuntos, para uma boa estratégia de estudo, podemos destacar:

1- No estudo da elétrica, atenção especial com associação de resistores, geradores e circuitos elétricos.

2- No estudo de energias, dar destaque as diversas formas de manifestação e de transformação de energia (energia cinética, potencial, térmica, etc).

3- No estudo da mecânica, gráficos e muito treino! Nesse ponto, exercícios de vestibulares tradicionais são armas poderosas na hora do aprendizado e da fixação.

4- Certifique-se de estar preparado “matematicamente”.  Não finalizar um item por não conseguir resolver uma equação, uma operação básica ou por não entender uma função, chega ser crime!

Antes de indicar alguns espaços interessantes sobre física, vale ressaltar dois assuntos que nos últimos anos não apareceram de maneira tão acentuada como os citados anteriormente, mas que estão se tornando presença quase garantida: Hidrostática e espectro eletromagnético.  Portanto, vale a pena estar por dentro do teorema de Stevin e saber qual a diferença entre um raio X e a Luz visível!

Para aprofundar seus estudos, segue alguns sites e blogues que contém ótimos conteúdos de física.


VEJA COMO ARREBENTAR NO ENEM 2013!

 
Leia os outros Artigos da série:

Compartilhar

5 Comentários

newdarling.eu

newdarling.eu

Como estudar Física para o Enem 2013 |

Responder

Adriana

Nossa vai ser uma ajuda e tanto pra eu poder me preparar para o enem 2013

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *