Estudando a Diferença Entre População Absoluta e Relativa

Na postagem de hoje vamos tratar sobre os assuntos relacionados a geografia no Enem. E vamos falar sobre a população. Não sobre a população diretamente, mas sim sobre conceitos que podem (e são!) muito importantes para entender o que acontece em um determinado grupo. Assim, vamos conhecer alguns dos conceitos demográficos, importantes para a caracterização de populações, que são os conceitos de população absoluta e relativa.

Como falamos acima, a categorização de populações pode ser realizada de duas diferentes maneiras. Essas duas categorias vamos estudar a seguir.

População absoluta

O primeiro conceito que estudaremos é a população absoluta. A população absoluta reflete o número total de habitantes de uma determinada região, que pode ser um país, estado ou até mesmo um município. Sendo assim, quando falamos em população absoluta, não estamos levando em consideração as dimensões do local, apenas a quantidade geral de habitantes.

Quando um país, estado ou município apresenta uma população absoluta muito elevada dizemos que o país é populoso. O Brasil é atualmente o quinto país mais populoso do mundo, e o mais populoso da América Latina. Mundialmente, a China é o país mais populoso, seguido de perto pela Índia.

População relativa

Ainda relacionado a população, temos também a população relativa. A população relativa busca aproximar os índices de população, levando em conta a área de determinada região. Quando um país apresenta população relativa elevada, dizemos que este é um país povoado.

É claro que o Brasil seria um dos países mais populosos do mundo, devido as suas dimensões territoriais. Porém, também devido a sua grande extensão territorial, imaginamos que o Brasil não é um país povoado. E é exatamente isso que acontece na prática! O Brasil ocupa apenas a 159° posição no ranking de densidade demográfica, que é apenas um outro nome para a população relativa. O ranking mencionado acima é liderado pelo principado de Mônaco, que possui uma extensão territorial muito pequena, o que leva a uma alta densidade populacional. Veja a seguir o principado de Mônaco no mapa:

Como mencionado, para que seja possível observar o território de Mônaco, devemos ampliar bastante o mapa, pois se trata de uma pequena região que faz divisa com a França. No entanto, é o país com a maior população relativa mundial!

A população relativa é calculada através da seguinte equação:

Portanto, é necessário sabermos qual a população absoluta de um país qualquer (e essa população é definida através de censos, como os realizados pelo IBGE em território brasileiro) e também a área total do país. Além disso, a população absoluta apresenta unidade, que é dada em habitantes por quilometro quadrado (hab/km²).

São vários os fatores que podem influenciar no crescimento ou diminuição da população de um país ao longo do mundo. A China por exemplo, estabelece um controle na quantidade de filhos por casal, devido a superpopulação do país. Dois dos principais fatores que influenciam na população são a taxa de natalidade e também a de mortalidade. Portanto esse será o nosso objetivo de estudo. Aguarde!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Explorando Alguns Conceitos Demográficos • infoEnem | infoEnem

[…] especificamente sobre a diferença entre população absoluta e relativa (acesse esta postagem clicando aqui!). No entanto, sabemos que existem vários outros conceitos relacionados a geografia humana, os […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *