Explorando Alguns Conceitos Demográficos

Em nossas postagens anteriores estudamos sobre alguns conceitos demográficos, especificamente sobre a diferença entre população absoluta e relativa (acesse esta postagem clicando aqui!). No entanto, sabemos que existem vários outros conceitos relacionados a geografia humana, os quais são muito importantes para entendermos as situações dos países e da população em geral. Deste modo, o objetivo deste artigo de hoje é apresentar diversos conceitos demográficos, apresentando também a sua definição.

Quando falamos em conceitos demográficos, você já entende que estamos falando de conceitos relacionados a população de uma localidade. Sendo assim, os conceitos que apresentaremos adiante estão relacionados com as pessoas, sejam relacionados a nascimento, mortes e desvios populacionais. Vamos estudá-los a seguir.

Taxa de natalidade e taxa de fecundidade

Quando falamos nessas duas taxas, muitas vezes acabamos confundindo, e utilizando como se fossem uma mesma seção dos conceitos demográficos. No entanto, são conceitos diferentes! A taxa de natalidade de um determinado local está relacionada com o número de nascimentos de uma determinada área em um intervalo de tempo. Por sua vez, a taxa de fecundidade de um local é definida com sendo o número de nascimentos bem-sucedidos de uma região, ou seja, pode ser entendida como a taxa de natalidade reduzida do número de óbitos durante o parto, para uma determinada região e período de tempo.

Taxa de mortalidade

Outro conceito demográfico importante que estudaremos é a taxa de mortalidade. A taxa de mortalidade de uma região qualquer expressa o número de óbitos registrados nessa região durante um intervalo de tempo. Por exemplo, as regiões que estão mais sujeitas a ações criminosas costumam possuir uma taxa de mortalidade maior, uma vez que a quantidade de óbitos nestas regiões tende a ser mais elevada.

Crescimento natural

Agora falaremos sobre conceitos demográficos relacionados ao crescimento de uma região. O crescimento natural de uma região, ou também denominado crescimento vegetativo de uma região serve para ilustrar o crescimento que ocorre de maneira natural em uma região. Quando falamos em crescimento natural, estamos falando de um crescimento no qual são desconsideradas as ações migratórias. Desta maneira, o crescimento vegetativo de uma região é dado pela diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade.

Crescimento migratório

O crescimento migratório é aquele que ocorre em virtude das ações migratórias. Em situações onde a região possua grande quantidade de imigrantes, o crescimento migratório será maior. Entretanto, em uma região onde a maioria das pessoas estão emigrando, o crescimento migratório local será menor.

Crescimento populacional ou demográfico

O crescimento demográfico de uma região é um dos conceitos demográficos mais importantes. Quando falamos em crescimento demográfico de uma região qualquer estamos analisando o seu crescimento de uma forma geral. Sendo assim, quando estamos tratando do crescimento populacional geral. Podemos expressá-lo como a soma do crescimento natural e do crescimento migratório da região, uma vez que engloba todo o crescimento de uma forma geral.

Outros conceitos demográficos

Em nossas próximas postagens falaremos novamente sobre outros conceitos demográficos importantes, já que este assunto, assim como toda a seção relacionada a geografia humana do Brasil e do mundo está ganhando cada vez mais espaço nas provas do Enem! Sendo assim, vale a pena dedicar parte de seus estudos para entender estes conceitos simples, porém importantíssimos!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Samuel.Alencar

Assunto concernente…

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *