Geografia no Enem: Diferença Entre Mar e Oceano

Em nossa postagem de hoje, vamos falar sobre geografia no Enem. Para isso, vamos explicar a diferença entre mar e oceano, muito importantes para as questões desta área cobradas no Enem. Vamos explicar sobre os dois conceitos, demonstrando a sua diferença e ilustrando os principais exemplos de cada um destes temas.

Embora muitos acreditem que estas palavras sejam sinônimas, pois ambos estão relacionados a água salgada, existem diferenças entre os mares e os oceanos. Essas diferenças estão ligadas a três fatores principais, que são: a sua extensão, a sua localização geográfica e a sua profundidade. Vejamos agora as características dos mares e oceanos.

Oceanos

Sabemos que cerca de 75% da área de nosso planeta é ocupada por água. Desta área, mais de 90% é ocupada pelos oceanos. Desta forma, você já percebeu que os oceanos são grandes massas de água salgada, e que os continentes apenas delimitam os oceanos, que envolvem as porções de terra de nosso planeta. Assim, costumamos dizer que os oceanos são desobstruídos pelos continentes.

Outra importante característica dos oceanos é a sua profundidade. As águas dos oceanos são muito profundadas, fato que dificulta até mesmo determinar a sua profundidade. Sendo assim, definimos as principais características dos oceanos como: grande extensão, grande profundidade e desobstruídos pelos continentes. Veja a seguir a localização dos 5 oceanos, seguidos de uma breve descrição:

  • Oceano Atlântico: É o segundo maior oceano do mundo. Corresponde a região que banha a costa Leste da América e a costa Oeste da Europa e África;
  • Oceano Índico: É o terceiro maior entre os oceanos. Banha a costa Sul do continente asiático, além da costa Leste da África;
  • Oceano Pacífico: O Oceano Pacífico é o maior oceano da Terra. Corresponde a região que banha a costa Oeste da América, além da Oceania e costa Leste da Ásia;
  • Oceano Glacial Ártico: É a massa de água que está localizada ao redor do círculo Polar Ártico e;
  • Oceano Glacial Antártico: É a massa de água situada ao redor do círculo Polar Antártico.

Mares

Já os mares, por sua vez, são massa de água em menor quantidade, quando comparadas aos oceanos. Além disso, dizemos que os mares são delimitados pelos continentes, ou seja, a sua extensão é delimitada pelos continentes, assim como a sua direção. A outra diferença está em sua profundidade. Quando comparados aos oceanos, os mares apresentam uma profundidade muito menor, sendo assim utilizado como um critério de classificação.

Baseado nisso, alguns cientistas classificam os oceanos glaciais como mares, uma vez que apresentam profundidades menores que os demais oceanos. No entanto, os oceanos ainda são classificados da maneira que mostramos acima.

Ao contrário dos oceanos, a quantidade de mares existentes em nosso planeta é muito maior, o que se deve também a suas dimensões. Entretanto, existem diversos mares importantes por diferentes causas. Entre eles, podemos citar:

  • Mar mediterrâneo;
  • Mar Vermelho: o mar vermelho é uma importante rota de escoamento de petróleo e produtos comerciais, pois está localizado em uma região estratégica entre a Europa e Ásia.

  • Mar Cáspio;
  • Mar do Caribe.

Sendo assim, estudamos a diferença entre estes importantes conceitos da geografia. Além disso, estudamos sobre os principais exemplos de mares e oceanos em nosso planeta. Em breve, vamos abordar mais conceitos referentes a este assunto, pois envolve muito conteúdo a ser estudado!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *