Consulta ao Local de Prova da Reaplicação do Enem 2018

Na tarde desta quarta-feira (05) o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – liberou a consulta ao local de prova de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) por meio do cartão de confirmação da inscrição.

Conforme informações do próprio instituto, ao todo 2.725 pessoas participarão desta etapa de reaplicação do exame em função de problemas de logísticas nos locais de prova durante a realização regular do Enem 2018, que aconteceu 4 e 11 de novembro. Na maioria dos casos a ocorrência registrada foi de interrupção do fornecimento de energia elétrica no estabelecimento/instituição onde se fazia a avaliação.

Os candidatos prejudicados tiveram, pela primeira vez em 20 anos de história do exame nacional, um período específico para realizarem a solicitação online para participar da reaplicação que acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, em 16 municípios espalhados pelo Brasil. O prazo para efetivação do pedido inicio após a aplicação das provas e terminou em 16 de novembro, conforme publicamos e esclarecemos nesta matéria.

Vale mencionar que estas datas escolhidas para nova aplicação do teste coincidem com as da realização do Exame Nacional do Ensino Médio a Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida (Enem PPL 2018), que neste ano contará com 41.044 candidatos e 1.436 unidades prisionais e socioeducativas em todos os estados do país.

Também é importante esclarecer que estes estudantes não serão prejudicados quanto a sequência do calendário do Enem, que para eles seguirá o mesmo cronograma dos milhões de participantes que concluíram o exame na primeira aplicação. Portanto, suas notas individuais sairão normalmente no resultado do exame, previsto para 18 de janeiro de 2019, podendo usá-las nos programas de acesso ao ensino superior que aproveitam o desempenho no Enem, a exemplo de Sisu e Prouni.

Como Descobrir o Local de Prova da Reaplicação do Enem 2018?

Assim como na aplicação regular, o procedimento é 100% realizado pela internet, no site oficial do Inep (enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante). Após entrar na página do participante, o candidato deve efetuar login no sistema informando o número de seu CPF, a senha registrada (veja aqui como recuperá-la caso tenha perdido) e clicar na figura solicitada. Depois é só ir em “Enviar” e, já na tela seguinte, estará disponível o endereço completo do local de prova.

Tela de login da página do participante do Encceja. Reprodução: Inep.

Além dessa informação, o cartão de confirmação da inscrição também reafirma os seguintes dados:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • número do documento de identificação pessoal;
  • Número de inscrição;
  • Data e hora das provas;
  • Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado);
  • Opção de Língua Estrangeira.
Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *