Pedido de Reaplicação do Enem 2018 Será Feito Pela Internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apresentou o novo processo para pedido de reaplicação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de agora, os candidatos deverão fazer a solicitação pela internet, na página do participante.

O procedimento, inédito no Enem, foi lançado na última quinta-feira (28) durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Exame, realizado no Batalhão do Exército Brasileiro em São Paulo, na capital.

O requerimento para reaplicação será utilizado por estudantes que, por motivos de força maior, não concluíram as provas, como problemas logísticos ou de infraestrutura, como normalmente ocorre em locais específicos em que há interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Conforme esclarecimentos da assessoria de comunicação social do instituto em nota oficial, tal solicitação tem fluxos e prazos bem determinados. O candidato que tiver problemas como os citados anteriormente e não concluir a prova num dos dois domingos de aplicação (4 e 11 de novembro), terá período de cinco dias úteis após o segundo dia de provas, portanto até dia 16 do mesmo mês para fazer o pedido online.

Para realizar a solicitação o candidato deverá acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante, ir em “Página do Participante”, efetuar o login no sistema do Inep com CPF e senha cadastrados e depois procurar pela opção referente a reaplicação. Será preciso comprovar a situação seguindo as orientações descritas no próprio portal, segundo definido pelo próprio instituto nacional:

Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas do Inep e a aprovação ou a reprovação da solicitação será comunicada por e-mail e/ou número de celular cadastrados pelo participante.

Quem obtiver o direito a reaplicação fará novamente os dois dias de provas, em locais a serem definidos e confirmados posteriormente ao deferimento do pedido. As datas já estão confirmadas, 18 e 19 de dezembro, terça e quarta-feira, mesmos dias da realização do Enem 2018 PPL, edição especial da avaliação dedicada a pessoas privadas de liberdade (saiba mais).

Página do Participante do Enem 2018. Imagem: Reprodução / Inep.

Expedição das Provas Já Teve Início na Mesma Data

Durante o mesmo evento que marcou o lançamento da novidade, o Inep, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), iniciou a expedição das provas (envio dos cadernos de questões impressos) em todos os 27 estados brasileiros.

Além de representantes do órgão responsável pela organização e aplicação do Enem 2018, estiveram presentes membros do Ministério da Defesa e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que assinaram uma ordem de serviço para distribuição dos malotes.

A partir deste momento ocorrerá apenas a chamada interiorização dos cadernos em pontos estratégicos localizados no interior do país. A entrega de fato aos locais de prova de 1.725 municípios será feita nos domingos do exame, contando sempre com a escolta da Polícia Militar e com rastreamento via satélite, por meio de GPS.

Font: Portal Inep

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Consulta ao Local de Prova da Reaplicação do Enem 2018 • infoEnem | infoEnem

[…] Os candidatos prejudicados tiveram, pela primeira vez em 20 anos de história do exame nacional, um período específico para realizarem a solicitação online para participar da reaplicação que acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, em 16 municípios espalhados pelo Brasil. O prazo para efetivação do pedido inicio após a aplicação das provas e terminou em 16 de novembro, conforme publicamos e esclarecemos nesta matéria. […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *