Provas do Enem 2018 PPL Serão em 18 e 19 de Dezembro

As provas do Enem 2018 PPL – Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade – serão aplicadas em 18 e 19 de dezembro, conforme Edital Publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o documento, que define também todas as normas e regras desta edição especial do Enem, as unidades prisionais e educacionais que têm interesse em permitir que seus reclusos tenham a possibilidade de participar do exame devem assinar Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos entre 17 a 28 de setembro, formalizando sua participação.

Já o período de inscrições dos candidatos no Enem 2018 PPL ficará aberto no período entre 24 de setembro a 5 de outubro. Seguindo o padrão de edições anteriores, a inscrição dos participantes de uma mesma instituição educacional ou prisional será realizada apenas por uma única pessoa, o chamada responsável pedagógico, diretamente no sistema online do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, pelo endereço eletrônico sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais.

Imagem de reprodução de aplicação de edição antiga do Enem PPL em unidade prisional.

Ele será designado também para outras tarefas relacionadas a etapas importantes do exame, como: ensalamento; transferência de participantes entre as diferentes unidades, caso ocorra; exclusão de candidatos que tiverem sua liberdade decretada; acesso ao resultado e inscrição em programas que utilizam as notas do exame para acesso ao ensino superior, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Modelo de Prova do Enem 2018 PPL Será o Mesmo da Edição Tradicional

O modelo de prova do Enem 2018 PPL segue o mesmo formato da edição tradicional, ou seja, com uma redação e 180 questões de múltipla escolha (5 alternativas cada com apenas uma correta) divididas em quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática.

No primeiro dia os participantes resolverão as questões de Humanas, Linguagens e terão que escrever a redação no tema proposto pela avaliação. Já na segunda data farão os itens de Ciências da Natureza e Matemática.

Vale esclarecer que, como esta versão para privados de liberdade será aplicada após o Enem 2018, cuja prova está marcada para os dias 4 e 11 de novembro, todas as questões serão diferentes, incluindo o tema da redação. Apesar disso, o Inep garante que o nível de dificuldade será o mesmo nas duas edições, permitindo que candidatos de ambas concorram com igualdade nos programas que usam as notas do exame.

Para mais informações, regras e detalhes sobre o Enem 2018 PPL, clique aqui e confira o Edital na íntegra.

Fonte: Portal Inep

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Consulta ao Local de Prova da Reaplicação do Enem 2018 • infoEnem | infoEnem

[…] do Exame Nacional do Ensino Médio a Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida (Enem PPL 2018), que neste ano contará com 41.044 candidatos e 1.436 unidades prisionais e socioeducativas em […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *