Biologia Celular – Conheça a Constituição de Uma Célula

Como já vimos neste artigo do Portal infoEnem, em biologia, é necessário compreender os menores constituintes de um ser e suas funções antes de estudar seus processos mais complexos. Trataremos, portanto, dos constituintes de uma célula, a menor unidade dos seres vivos.

Estrutura básica de um organismo, a célula é dividida em três componentes principais. Do exterior para o interior, temos membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vamos conhecer melhor cada um deles.

Membrana Plasmática

Constituída por fosfolipídios e proteínas, trata-se da estrutura que envolve a célula, responsável, portanto, por controlar tudo que entra e sai. Através desta ocorrem os transportes ativo e passivo de íons e moléculas.

membrana_plasmatica

Citoplasma

Responsável por manter a forma da célula e concentrar substâncias essenciais para sua atividade, o citoplasma é a região interna à membrana onde ocorrem as reações da célula. As substâncias que se localizam no citoplasma, como água, proteínas, carboidratos, sais e íons ,compõem o citosol, o qual abriga também as chamadas organelas, estruturas como mitocôndria, lisossomo, ribossomo, retículo endoplasmático, vacúolo, entre outras, as quais apresentam diferentes funções e que estudaremos detalhadamente no próximo artigo.

citoplasma_celular

Núcleo

Presente somente em células eucariontes, concentra o material genético, ou seja, DNA e RNA. Esta estrutura, portanto, é responsável pelo controle de todas as funções celulares e pelo armazenamento das informações genéticas.

nucleo_celula

Em consequência das diferentes funções que as células podem apresentar, sua forma também varia. Células nervosas, por exemplo, possuem uma forma totalmente distinta das células sanguíneas. Entretanto, embora sejam diferentes, as células trabalham em conjunto, de modo que o organismo tenha um desempenho integrado.

Para Recordar

Em relação a esse assunto, é importante relembrar alguns termos já apresentados aqui. Unicelulares são aqueles seres que possuem somente uma célula, pluricelulares, portanto, possuem duas ou mais.

Outra classificação divide as células em eucariontes e procariontes. Eucariontes são aquelas em que o material genético encontra-se dentro do núcleo e procariontes aquelas cujo material genético encontra-se no citoplasma, pois não há um núcleo delimitado. Tais termos estão presentes na maioria das questões que envolvem citologia nos principais vestibulares e, embora sejam simples, muitas vezes dificultam a compreensão do enunciado, portanto é essencial entendê-los.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Diferença Entre Células Eucariontes e Procariontes • infoEnem | infoEnem

[…] vestibulares e no Enem, devido a sua importância para os seres vivos. As células, estudadas pela Biologia Celular, são a menor parte estrutural e funcional de qualquer ser vivo, e podem ser tanto procariontes […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *