Transporte Passivo no Organismo – Osmose e Difusão

Sabemos que boa parte das questões da prova de Ciências da Natureza do Enem abordam assuntos interdisciplinares, portanto é muito importante focar nesse tipo de conteúdo para fazer uma boa prova. Neste artigo, estudaremos como se dá o transporte passivo da água e partículas por uma membrana, tema que envolve conhecimentos de química, física e biologia e teve presença constante nos principais vestibulares nos últimos anos.

Em uma solução com soluto (partículas sólidas) e solvente (água), a passagem de ambos por meio de uma membrana pode ocorrer de diversas formas, a fim de atingir um equilíbrio. O transporte é classificado como ativo quando envolve o consumo de energia. Logo, quando a energia não é necessária, o transporte é denominado passivo. Este último ainda divide-se em dois processos distintos, osmose e difusão.

Osmose

Caracteriza-se pela passagem de água de um meio hipotônico para um hipertônico, ou seja, de um meio menos concentrado para um mais concentrado, através de uma membrana semipermeável. Um exemplo recorrente desse processo é o comportamento de verduras quando são temperadas. Ao colocar sal na alface, o meio externo fica mais concentrado do que o interno (células do vegetal), de modo que a água é transportada para fora e a alface murcha.

Outro exemplo frequente refere-se aos protozoários do gênero Paramecium. Estes, quando estão em um meio hipotônico, absorvem a água e, para que não rompam, possuem uma organela denominada vacúolo pulsátil, que expele o líquido em excesso.

osmose

As hemácias, células sanguíneas, também são suscetíveis à perda ou ao ganho de água. No primeiro caso, as células vão murchar e no último, sofrer hemólise, ou seja, o rompimento devido ao excesso de água.

Difusão

Consiste na passagem do soluto, ou seja, de partículas dissolvidas, do meio hipertônico para o hipotônico, o que pode ser dito que é favorável ao gradiente de concentração (do mais concentrado para o menos concentrado), ao contrário da osmose.

Este processo também pode ser dividido. Quando ocorre sem o auxílio de nenhuma molécula, é chamado difusão simples. Quando há a mediação de enzimas transportadoras, as chamadas permeases, o processo é denominado difusão facilitada, mas assim como na simples, não há gasto de energia.

Nos próximos artigos estudaremos como se dá o transporte ativo de substâncias em nossas células.

Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

O que é osmose?

[…] Osmose na hemácia […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *