Diferença Entre Células Eucariontes e Procariontes

Os assuntos envolvendo células são diversas vezes cobrados em vestibulares e no Enem, devido a sua importância para os seres vivos. As células, estudadas pela Biologia Celular, são a menor parte estrutural e funcional de qualquer ser vivo, e podem ser tanto procariontes como eucariontes. No entanto, esta classificação pode causar dúvidas, as quais vamos solucionar ao longo desta postagem!

De maneira geral, ambas as células possuem: a membrana plasmática, que é uma estrutura responsável pela forma e proteção da célula, além de controlar a entrada e saída de substâncias ao longo da célula; o citoplasma, uma importante região fluida onde ocorrem a grande maioria dos processos metabólicos e de produção de substâncias e; o material genético, cuja finalidade é carregar as informações genéticas da célula, além de levar uma série de “instruções” sobre como a célula deve funcionar.

Células Procariontes

As células procariontes são mais simples quando comparadas com as eucariontes. São as células mais primitivas, de maneira tal que foram a única forma de vida durante anos em nosso planeta! A principal característica de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo definido! Desta forma, o material genético destas células não está envolvido por uma membrana nuclear, ficando dispersos ao longo do citoplasma. Veja a seguir uma representação de uma célula procarionte:

Além disso, os organismos procariontes possuem plasmídeos, que são pequenas moléculas de DNA circular, que ficam dispersas no citoplasma e são responsáveis por algumas funções, como a resistência aos antibióticos, no caso de bactérias (exemplo comum de organismos procariontes).

Outro fator importante é que as células procariontes não possuem organelas membranosas, ou seja, não possuem mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, vacúolos e complexo de Golgi. As proteínas destas células são sintetizadas através dos ribossomos, que são menores e mais simples que os ribossomos encontrados nos eucariontes.

Células Eucariontes

Falando agora das células eucariontes, estas são mais complexas quando comparadas às anteriores. A principal diferença das células eucariontes é a presença de um núcleo verdadeiro, ou seja, o material genético está envolvido por uma membrana nuclear, além de não ocorrerem plasmídeos! Veja a seguir uma célula eucarionte:

Através da observação da imagem já é possível perceber que estas células possuem mais organelas, e apresentam uma complexidade maior. As células eucariontes possuem diversas organelas membranosas, como os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, complexo de Golgi e mitocôndria (ou cloroplasto). Ainda possuem em sua estrutura um citoesqueleto, o que permite a realização de endocitose e fagocitose, diferentemente das células procariontes. Seus exemplos mais comuns são os protozoários, fungos, plantas e animais!

Concluindo, determinamos diversas diferenças entre estes dois tipos de células, os quais vamos reafirmar a seguir. São eles:

  • As células eucariontes possuem um núcleo envolvido por membrana nuclear (núcleo verdadeiro), o que não ocorre nas células procariontes;
  • As células procariontes são menores e mais simples quando comparadas às eucariontes;
  • Os organismos eucariontes apresentam organelas membranosas, como retículos endoplasmáticos, complexo de Golgi, mitocôndrias e cloroplastos, ao contrário do que ocorre nas células procariotas;
  • As células eucariontes apresentam citoesqueleto, que permite a realização de endocitose e fagocitose. O mesmo não ocorre nos procariontes.

Assim, estudamos as principais diferenças entre estes dois tipos de células. Compreender esta diferença é muito importante para a realização do Enem, já que este é um assunto sempre cobrado! Entendendo as principais características e diferenças entre as células, você resolverá estas questões sem problemas!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *