Reino Monera – bactérias, cianobactérias e arqueas

Nos artigos anteriores vimos como se organizam dois importantes reinos dos seres vivos, o Plantae e o Fungi. Agora vamos entender o reino que compreende as bactérias, cianobactérias e arqueas, conhecido como Monera.

Ao contrário dos seres dos reinos anteriores, estes são procariontes, ou seja, não possuem um núcleo celular organizado, e unicelulares. Além disso, são organismos altamente adaptáveis e vivem, portanto em qualquer habitat, seja na terra, no ar ou na água.

As bactérias, assim como os fungos, são importantes para um ecossistema por atuar na decomposição de matéria orgânica. Além disso, elas ainda são responsáveis pela manifestação de doenças, são utilizadas na fabricação de alimentos, como a coalhada e iogurte, e de remédios. Sua reprodução é assexuada e ocorre por meio da bipartição.

Já as cianobactérias, algas azuis, ou cianofíceas são organismos semelhantes às bactérias, mas sempre autótrofas fotossintetizantes, ou seja, fabricam seu próprio alimento por meio da fotossíntese, assim como as plantas, entretanto, não possuem cloroplastos. Sua reprodução também ocorre por meio da bipartição e embora unicelulares, tais organismos se associam na água, compondo colônias, e formam parte do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.

As arqueas, em sua maioria, também são autótrofas, assim como as anteriores, porém ao invés de fotossintetizantes são quimiossintetizantes, ou seja, produzem o seu próprio alimento a partir da energia resultante da oxidação de substâncias inorgânicas. Isso possibilita que elas sobrevivam em ambientes com condições extremas, como por exemplo os vulcões, ambientes ácidos ou pântanos.

É importante ressaltar que embora o Reino Monera ainda seja uma classificação utilizada, estudos recentes dividem os seres vivos em três domínios: Archeae, Bacteria e Eucarya, sendo que o último abrange animais, vegetais, fungos e protistas. Essa divisão foi feita devido a descobertas recentes que mostram diferenças entre as bactérias e as arqueas e revelam que as últimas, embora procariontes, são semelhante, em alguns aspetos, aos eucariontes. Deste modo, existiriam dois domínios (Archeae e Bacteria) abrangendo os seres procariontes e o Eucarya compreendendo somente os eucariontes.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *