Outros Resultados do Encceja 2018 Saem em 26 de Janeiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, por meio de sua Assessoria de Comunicação Social, que outros resultados do Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – sairá na data de 26 de janeiro.

Estes “outros” resultados envolvem edições especiais do exame:

  • Encceja Exterior Regular – aplicado pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e (MRE) nos países/cidades de Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo);
  • Encceja Exterior PPL (pessoas privadas de liberdade) – realizado no Japão (Tóquio), Guiana Francesa (Caiena) e Turquia (Istambul);
  • Encceja Nacional PPL – aplicado em unidades socioeducativas e prisionais distribuídas por todo o país.

Vale mencionar que, em cada uma delas, haverá dois resultados, um contendo as notas dos candidatos a certificação do Ensino Médio e outro com o boletim individual de desempenho daqueles que prestaram o exame buscando a certificação do Ensino Fundamental, assim como foi feito com a aplicação tradicional do exame (veja resultados do Ensino Médio e Fundamental).

A consulta poderá ser feita pela internet, pelo sistema do Inep para o Encceja, sendo que o participantes poderão checar a nota de redação e quatro áreas objetivas, lembrando que estas últimas traziam 30 questões cada, totalizando 120 itens.

No caso das edições PPL, tanto nacional quanto estrangeira, não os participantes que irão consultar o resultado online diretamente. Essa verificação será realizada pelo chamado responsável pedagógico, que foi designado pela instituição durante as inscrições para ser o único com acesso aos dados de todos os participantes daquela determinada instituição.

O desempenho mínimo para ter direito a certificação, tanto do Ensino Fundamental quanto Médio, é de 100 pontos em cada área, incluindo a redação. Quem obteve essa nota em todas as provas ou em algumas delas pode pedir o certificado ou a declaração de proficiência, respectivamente, conforme esclarecimentos do Inep:

Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, escolhida durante a inscrição, para solicitar o certificado. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com a declaração o participante fica liberado de repetir as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, caso complete as declarações nas quatro áreas, já pode solicitar o certificado.

Ainda segundo divulgado pelo instituto em nota, a antecipação das notas para essas edições do exame foi realizada para permitir que os resultados daqueles que obtiverem o certificado do Ensino Médio via Encceja tenham a oportunidade de concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), cujos processos seletivos acontecem em janeiro e fevereiro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *