Disponível Resultado do Encceja 2018 Para Ensino Médio

Na semana passada, mais precisamente no dia 12 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tornou disponível o resultado do Encceja 2018 para Ensino Médio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Do total de 1,6 milhão de candidatos inscritos na edição deste ano, os mais de 1,3 mi que se inscreveram para buscar a certificação do Ensino Médio podem fazer a consulta do seu resultado individual pela internet, na página do participante do Encceja: enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Tela de login da página do participante do Encceja. Reprodução: Inep.

Para verificar suas notas em cada uma das quatro áreas objetivas mais a redação, o participante deve efetuar login no sistema preenchendo os campos com o número de seu CPF e senha cadastrada, bem como selecionando a imagem solicitada. Para quem esqueceu a senha é possível fazer a recuperação seguindo o passo a passo deste artigo postado aqui no Portal infoEnem.

Ainda de acordo com o Inep, o resultado com o desempenho das 578 mil pessoas que fizeram as provas em 5 de agosto pleiteando a certificação do Ensino Fundamental deve sair apenas no próximo dia 10 de dezembro, também no sistema online do Inep, lembrando que o gabarito oficial já está disponível (clique para ver) desde a data de 17 de agosto.

Candidatos que Atingiram Nota Mínima Podem Pedir Certificado ou Proficiência

De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos podem obter o certificado ou a declaração de proficiência, o que depende de seu resultado. Entenda cada um deles nos tópicos a seguir:

  • Certificação: está apto a retirar seu diploma aquele que obteve a nota mínima 100 pontos em cada uma das provas objetivas do Encceja, numa escala de proficiência que varia do nível 60 a 180 pontos;
  • Declaração de Proficiência: designada a quem não conseguiu a nota mínima em todas as provas. Nas áreas que conquistou a pontuação necessária a declaração é concedida, de forma que poderá ser utilizada conjuntamente com proficiência em edições do Encceja de outros anos (anteriores ou próximos), para então ter direito ao certificado de fato.

Ambos os documentos serão emitidos pelas instituções certificadoras – secretarias estaduais de educação e institutos federais de ciência, educação e tecnologia – após envio dos documentos por parte dos candidatos.

O Inep divulgou, além do resultado, também o desempenho geral dos candidatos ao diploma do ensino médio por área:

No Encceja 2018, dos participantes que tentaram a certificação do Ensino Médio, 91% obteve a nota

mínima em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 81,1 % em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 67,3% em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e 59,6 % em Matemática e suas Tecnologias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Inep

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *