Resultado do Encceja 2018 Para Ensino Fundamental

Na última terça-feira (11) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou para consulta o resultado do Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – para candidatos que buscam o diploma do Ensino Fundamental.

Os candidatos podem verificar suas notas individuais na redação e em cada uma das quatro provas objetivas – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; Matemática; Historia e Geografia; e Ciências Naturais – exclusivamente pela internet, na página do participante, por meio do seguinte endereço eletrônico: enccejanacional.inep.gov.br.

Após acessar o portal indicado basta efetuar login no sistema informando os 11 dígitos do CPF e a senha mais atual cadastrada no exame, além de selecionar a imagem solicitada. Caso o candidato tenha esquecido sua senha, poderá fazer a recuperação seguindo o passo a passo descrito nesta matéria. Ao entrar em sua área, já na tela seguinte, o participante poderá visualizar seus resultados no Encceja 2018 para o Ensino Fundamental.

De acordo com dados oficiais do Inep e também da assessoria de comunicação social do Ministério da Educação (MEC), dos 1.695.607 de inscritos um total de 137.650 prestaram o teste em busca da certificação do ensino fundamental. Destes, 30,47% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento.

Vale mencionar que o resultado do exame para quem pleiteava o diploma do Ensino Médio já foi publicado em 12 de novembro, podendo ser consultado aqui.

Quais as Notas Exigidas Para Certificação?

Segundo as regras dispostas em Edital específico do Encceja Regular, para ter direito a certificação tanto do Ensino Fundamental Quanto Médio, o candidato deve ter obtido a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas da avaliação, numa escala de proficiência que varia do nível 60 a 180 pontos.

O participante que atingiu esse referido desempenho mínimo em todas as áreas, incluindo a redação, já pode se dirigir às secretarias estaduais de Educação ou aos institutos federais de educação ciência e tecnologia que escolheram durante a inscrição para solicitar mais informações sobre como obter a certificação.

Quem conseguiu a pontuação exigida em uma ou mais áreas, mas não em todas, pode requerer a Declaração Parcial de Proficiência, conforme explicado em nota publicada pelo MEC:

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Outra opção é para os participantes que haviam obtido a declaração parcial em edições anteriores do Encceja e, em 2018, conseguiram completar as quatro áreas: neste caso, agora já é possível solicitar a certificação completa.

Fonte: Portal MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *