MEC Prorroga Inscrições no Sisu 2019 Até Dia 27 de Janeiro

Na tarde desta quinta-feira (24), até então véspera do encerramento da fase de inscrições do Sistema de Seleção Unificada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a prorrogou as inscrições no Sisu 2019 até dia 27 de janeiro, próximo domingo.

De acordo com explicações do MEC em nota oficial, a mudança foi promovida para “garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes” que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), estão habilitados e tenham interesse em participar desta edição do processo seletivo do programa.

A medida foi tomada de fato porque o sistema apresentava lentidão e problemas de instabilidade desde o início das inscrições – no dia 22 – até a data de ontem, segundo registros de candidatos, o que poderia deixar muitos sem conseguir se inscrever até o final do prazo inicial, que encerraria as 23h59min de hoje.

Os problemas no site do Sisu foram gerados pela quantidade de acessos instantâneos, que segundo o próprio MEC chegaram a 500 mil em alguns momentos. Os picos de acesso aumentaram especialmente após a mudança na divulgação das notas de corte (menor nota para figurar entre os virtualmente selecionados numa determinada opção de curso naquele momento), que passou a ser realizada em quatro horários durante o dia: (7h, 12h, 17h30min e 20h).

Apesar de não admitir que este seja o real motivo que gerou os problemas de acesso e consequentemente resultou na prorrogação do período de inscrições, o MEC voltou atrás e desfez a regra de divulgar as notas de corte de cada opção de curso quatro vezes ao dia, retornando para o procedimento tradicional de informar os pontos de corte apenas a 0h. Com a decisão, as notas de corte serão divulgadas ainda às 0h do sábado (26) e domingo (27).

Vale mencionar que o cronograma posterior não foi alterado, de forma que o resultado final com a lista de aprovados na Chamada Regular sairá em 28 de janeiro, próxima segunda-feira.

Para fazer sua inscrição no Sisu, basta seguir os passos desta matéria.

Veja abaixo o comunicado oficial do MEC:

Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Portal MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Inscrições no Prouni 2019 Começam Nesta Quinta-feira (31) • infoEnem | infoEnem

[…] semestre deste ano foram adiadas pelo Ministério da Educação (MEC) por conta da alteração no cronograma do Sisu – Sistema de Seleção […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *