Estão Abertas as Inscrições no Sisu 2019

Estão abertas as inscrições no Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada, processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes para as 235.461 vagas distribuídas em 129 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O prazo segue até às 23h59 min de 25 de janeiro, próxima sexta-feira.

Para participar o candidato deve ter prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) e obtido pontuação maior que zero na redação. Vale lembrar que, dependendo do curso / instituição escolhido, o sistema exigirá ainda ter atingido um desempenho mínimo em determinadas áreas da avaliação.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no endereço eletrônico do programa: sisu.mec.gov.br. Antes, no mesmo site, o candidato deve consultar os cursos e vagas disponíveis – seguindo as recomendações desta matéria – para escolher suas duas opções de curso.

O passo seguinte é começar a inscrição de fato, através do botão “Fazer inscrição“. Ao ir nesta opção o estudante deverá então efetuar o login no sistema inserindo o número da inscrição e a senha no Enem 2018. Depois disso basta acessar novamente as opções escolhidas na busca anterior e confirmar a inscrição.

Vale atentar que, no momento de confirmar a inscrição, o participante terá que escolher a modalidade de disputa, entre a ampla concorrência e o sistema de cotas. Caso opte pela reserva de vagas, terá ainda que indicar em qual subgrupo de cotas se encaixa e irá participar.

Notas de Corte e Alteração da Inscrição

Todas as madrugadas a partir do segundo dia de inscrições o sistema será atualizado informando as notas de corte de cada opção de curso, lembrando que tal pontuação consiste na menor nota para constar entre os potenciais classificados no momento de sua divulgação.

Com base nessas informações os candidatos podem alterar, quantas vezes julgarem necessário, as escolhas de curso de ambas as opções. A as mudanças de opção poderão ser feitas apenas durante o período de inscrições, sendo que serão consideradas válidas somente as últimas escolhas registradas no sistema.

Cronograma do Sisu 2019

Depois do encerramento de etapa de inscrições, o resultado final com a lista de aprovados na chamada regular será divulgado em 28 de janeiro, no portal do Sisu. Os não aprovados já poderão, a partir desta mesma data, manifestar interesse em participar da lista de espera do programa, para eventuais convocações para preenchimento de vagas remanescentes. Já os selecionados devem providenciar a matrícula acadêmica entre 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Calendário Oficial do Sisu 2019 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Período de Inscrições22 a 25 de janeiro
Resultado Chamada Regular28 de janeiro
Matrícula Chamada Regular30 de janeiro a 4 de fevereiro
Cadastro na Lista de Espera28 de janeiro a 4 de fevereiro
Início Convocações da Lista07 de fevereiro

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

MEC Prorroga Inscrições no Sisu 2019 Até Dia 27 de Janeiro • infoEnem | infoEnem

[…] Para fazer sua inscrição no Sisu, basta seguir os passos desta matéria. […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *