Liberada Consulta aos Cursos e Vagas do Sisu 2019

Nesta segunda-feira (17) o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta online aos cursos e vagas da primeira edição do Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada, que usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) para selecionar estudantes para instituições públicas de educação superior.

De acordo com dados oficiais apresentados em nota pela assessoria de comunicação social do MEC, neste primeiro processo seletivo do ano que vem o sistema unificado ofertará 235.476 vagas distribuídas em 129 instituições de todo o Brasil.

O calendário, conforme já havíamos publicado aqui no Portal infoEnem, também já foi definido, com prazo de inscrições entre 0h de 22 de janeiro e 23h59min do dia 25 seguinte. Já o resultado com a lista de aprovados na chamada regular estará disponível somente no dia 28 do mesmo mês.

Calendário Oficial do Sisu 2019 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Período de Inscrições22 a 25 de janeiro
Resultado Chamada Regular28 de janeiro
Matrícula Chamada Regular30 de janeiro a 4 de fevereiro
Cadastro na Lista de Espera28 de janeiro a 4 de fevereiro
Início Convocações da Lista07 de fevereiro

Enquanto a seleção não tem início de fato, os milhões de estudantes que devem pleitear vagas via Sisu 2019 podem realizar a busca das vagas disponíveis no próprio ambiente virtual do sistema, seguindo as orientações abaixo.

Como Fazer a Busca de Cursos e Vagas do Sisu?

O procedimento é todo realizado pela internet, podendo ser feito via computador, celular ou tablet diretamente na página do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/. Ao acessar a tela inicial basta tocar ou clicar no botão “Pesquisar vagas“. Na tela seguinte, será possível realizar a procura por curso, instituição ou município de oferta.

Os resultados das pesquisas sempre exibem a relação de cursos de determinada instituição por grau, turno, total de vagas e se há ou não ações afirmativas. Vale mencionar ainda que a navegação no sistema traz ferramentas que permitem filtros mais específicos numa barra lateral a direita. Este recurso possibilita ao usuário moldar sua busca por universidade, turno, grau e município apenas selecionando as caixas com os conteúdos de seu interesse.

Além disso, quando encontra a carreira na universidade ou instituto federal de ciência, educação e tecnologia que despertou seu desejo, o estudante pode clicar sobre a referida opção para obter mais detalhes, como por exemplo a quantidade de vagas por modalidade de disputa, entre cotas e ampla concorrência.

Ao longo destes mais de 30 dias que separam os milhares de candidatos do Enem da seleção do Sisu traremos mais artigos e matérias com dicas sobre como utilizar o sistema e mais esclarecimentos sobre o mesmo. Fique de olho no infoEnem!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Estão Abertas as Inscrições no Sisu 2019 • infoEnem | infoEnem

[…] o candidato deve consultar os cursos e vagas disponíveis – seguindo as recomendações desta matéria – para escolher suas duas opções de […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *