Inscrições no Prouni 2019 Começam Nesta Quinta-feira (31)

As inscrições no Prouni 2019 – Programa Universidade Para Todos – terão início às 0h desta quinta-feira (31). Inicialmente previstas para começar no último dia 29, as inscrições no processo seletivo referente ao primeiro semestre deste ano foram adiadas pelo Ministério da Educação (MEC) por conta da alteração no cronograma do Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Com a redefinição do calendário do programa os candidatos poderão se inscrever até às 23h59min de 3 de fevereiro, próximo domingo. As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, na página da seleção do Prouni: siteprouni.mec.gov.br.

Vale mencionar que, até a data/horário da publicação desta matéria, na véspera do início das inscrições, o site do Prouni no endereço eletrônico indicado ainda não havia sido atualizada com as datas desta edição e nem com a liberação da pesquisa das vagas disponíveis (imagem).

O programa oferece bolsas de estudo de 50% (parciais) e 100% (integrais) em instituições privadas de ensino superior parceiras. As bolsas são concedidas de acordo com a classificação dos candidatos, que ocorre com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018).

É importante lembrar que, para participar, os estudantes devem atender a uma série de pré-requisitos de natureza socioeconômico e de desempenho no Enem, como por exemplo não ter formação em curso superior e ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola participar. Confira todos os critérios do Prouni neste artigo.

Atendendo a todas as exigências, basta o candidato ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem para acessar o sistema. Cada concorrente poderá escolher até duas opções de instituição, curso e bolsa, por ordem de preferência. Será permitido alterar as escolhas ilimitadas vezes durante o prazo de inscrições, sendo válidos somente os últimos registros.

Após o encerramento do período de inscrições vêm as etapas de divulgação dos resultados e matrícula dos selecionados, que também tiveram seus prazos alterados, conforme divulgado em nota oficial pela assessoria de comunicação social do MEC:

Os resultados dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada estarão disponíveis na página do programa a partir do dia 6 de fevereiro. Já a lista com os nomes dos selecionados em segunda chamada será divulgada no dia 20 de fevereiro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *