Saiba Quais os Critérios Para Participar do Prouni

O Prouni – Programa Universidade Para Todos – consiste numa política pública assistencialista por meio da qual o Governo Federal oferece bolsas de estudos (de 50% ou 100% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Por atender a um público específico de baixa renda, o programa possui uma série de critérios e exigências para participação. Confira cada um deles na sequência deste artigo.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O processo seletivo do Prouni, que é realizado 100% online no endereço siteprouni.mec.gov.br, utiliza como critério único de seleção o resultado do Enem. Desta forma, é obrigatório ter prestado a última edição do exame para concorrer no programa. Além disso, há também exigência de um desempenho mínimo, que é ter atingido 450 pontos na média das cinco notas do exame, bem como ter obtido nota superior a zero na redação.

Renda Para Cada Tipo de Bolsa

Há também a determinação de uma renda máxima para cada tipo de bolsa oferecida pelo Prouni. Veja:

  1. Bolsa integral (100%) – para estudantes que possuam renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  2. Bolsa parcial (50%) – destinada aqueles que possuam renda familiar de até 3 salários mínimos per capta.

Outros Pré-requisitos Socioeconômicos

Além de se enquadrar nas situações citadas acima, o interessado em se beneficiar pelo Prouni não pode possuir formação em nível superior e deve ainda atender a pelo menos uma das condições descritas a seguir.

  • ter cursado toda a etapa escolar do ensino médio em escola da rede pública;
  • ter realizado o ensino médio completo em instituição privada, desde que na condição de bolsista integral;
  • ter feito todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral nesta última;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Vale mencionar que, neste último caso, os critérios de renda são dispensados.

Estas são as condições para que uma pessoa possa se participar da seleção promovida pelo Prouni e ser beneficiada em caso de aprovação. Mais informações, como a maneira de se calcular a renda familiar por pessoa e dados gerais, podem ser consultadas nesta página oficial.

Ainda tem dúvidas? Assista o vídeo abaixo!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *