Gabarito Enem 2016 Pode Ter Vazado Minutos Antes da Prova de Sábado

De acordo com a Polícia Federal (PF), mais uma suspeita de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 – está sob investigação. Além do já divulgado caso do vazamento da redação (leia e saiba mais), a polícia agora busca apurar mais detalhes sobre um suposto vazamento do do gabarito de uma das provas aplicadas no sábado (5 de novembro).

Uma reportagem exibida na noite deste domingo (13) no programa Fantástico, da Emissora Rede Globo de Televisão, revelou que o gabarito da prova azul de Ciências da Natureza pode ter sido repassado para um dos candidatos fraudadores.

Conforme detalhado na matéria, logo após o fechamento dos portões (às 13h) e antes mesmo do início da prova do primeiro dia, que aconteceu pontualmente às 13h30, um informante avisou por ponto eletrônico a um dos “clientes” que estava com o gabarito. Meia hora depois, ele começou a passar as respostas ao candidato.

Responsável pelo caso, o delegado Marcelo Freitas ainda não encerrou o inquérito, mas afirmou que acreta haver indícios que apontam que a quadrilha conseguiu antecipadamente o gabarito da prova que envolve questões de Biologia, Física e Química, justamente a que tem maior peso para ingresso em cursos de Medicina. Os candidatos fraudadores podem ter pago até 100 mil reais para receber a lista com as respostas corretas.

Em entrevista para a mesma emissora, o ministro da educação Mendonça Filho garantiu que, mesmo com a confirmação do caso, esta primeira aplicação do Enem 2016 está preservada e não há possibilidade de ser cancelada:

Não há nenhum risco do Enem ser cancelado. O exame está preservado e ninguém será prejudicado, só aqueles que tentaram fraudar o Enem que serão excluídos com todas as pessoas conectadas nessa tentativa de fraude.

Vamos aguardar os próximos capítulos do caso e publicaremos qualquer novidade em primeira mão.

Para ver o vídeo com a reportagem detalhada, clique aqui.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *