Estudando as Doenças Causadas Pelos Vírus – Revisão Sobre Varíola

Conhecida também como bexiga, é uma doença infectocontagiosa causada pelo Orthopoxvírus variolae. Os primeiros vestígios da varíola foram encontrados em múmias, ou seja, ela existe há milhares de anos e causou mais mortes do que outras doenças catastróficas como AIDS, peste negra e tuberculose.

Seu controle, no entanto, só foi encontrado na década de 1970, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) propôs uma imunização mundial através da vacinação e, desta forma, a doença foi erradicada. No Brasil a vacinação da Varíola foi conturbada devido à Revolta da Vacina, que ocorreu quando o governo tornou obrigatória a vacinação e a população não concordou com tal decisão. Entretanto, mesmo com a revolta, o Brasil erradicou a doença em 1972.

O contágio acontece através do contato com secreções de pessoas infectadas pelo vírus, como gotículas de saliva da tosse ou do espirro ou ainda por meio do contato com algum objeto contaminado.

Seus sintomas iniciais são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, desconforto gástrico e mal-estar. Após alguns dias, a febre diminui e começam a aparecer manchas vermelhas pelo corpo, que viram bolhas de pus, causando dor e coceira intensa, além de crostas que geram cicatrizes após seu desaparecimento. A doença também pode afetar as mucosas do nariz e da boca, além de causar cegueira quando uma pessoa coça as protuberâncias e leva a mão aos olhos, contaminando-os. Se essas lesões cutâneas se agravam, pode ocorrer até hemorragias.

Um novo surto de Varíola poderia gerar uma grande preocupação, já que a vacinação já não é mais necessária e ela pode se espalhar rapidamente. Como não tem cura, seu tratamento é feito através da amenização dos sintomas e isolamento do doente de modo a cessar a disseminação do vírus.

Nos próximos artigos, entenderemos as características de outras doenças causadas por vírus e suas relações com outras disciplinas, fazendo conexões importantes para as questões interdisciplinares do Enem.

Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *