Vírus – Estrutura, Características e Principais Doenças

Gripe, AIDS, resfriado, caxumba, herpes, dengue e catapora são doenças que tem algo em comum: todas são causadas por vírus. Como os temas do cotidiano estão sempre presentes em diversas questões do Enem, inclusive em Biologia, vamos compreender como esses pequenos seres podem causar essa grande variedade de doenças e as características de cada uma delas.

Com diferentes formas e constituídos basicamente por material genético, que pode ser DNA ou RNA e um capsídeo, estrutura proteica que abriga o ácido nucleico, os vírus são os únicos seres acelulares existentes. Além dessas duas partes, alguns ainda possuem um envoltório composto por lipídeos e proteínas e recebem a denominação de envelopados.

estrutura_virus

Outra característica extremamente importante é que eles não possuem um metabolismo próprio. Como não têm organelas, a ocorrência de reações químicas é impossível. Para multiplicar seu material genético, é imprescindível que ele esteja dentro de um organismo, onde se utiliza de uma célula para sua reprodução. Portanto, são parasitas intracelulares obrigatórios e, quando não estão no interior de uma célula, recebem a denominação de vírions.

O processo de reprodução de um vírus é dividido em dois ciclos, lítico e lisogênico. No ciclo lítico, um vírus entra no organismo e se fixa a uma célula. A partir da membrana desta, ele insere seu material genético no citoplasma e, utilizando as organelas da célula infectada, esse material é replicado e novos capsídeos são fabricados. Quando estão formados, os novos vírus causam a quebra (lise) da célula e vão infectar outras células.

Já no lisogênico, após a inserção do seu material genético, este se integra ao DNA da célula hospedeira, a qual continua executando suas funções. Quando ela se multiplica por meio da meiose, o material genético viral também se multiplica, de forma a se espalhar pelo organismo. O ciclo lisogênico pode acarretar no lítico e quando isso ocorre, a doença se manifesta.

Nos próximos artigos, estudaremos cada uma das doenças virais e suas especificidades. Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *