Entenda tudo sobre AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Depois de tratar sobre gripe e resfriado, vamos entender como se desenvolvem outras doenças transmitidas pelos vírus. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida como aids, é uma doença recorrente nos principais vestibulares, pois já foi responsável pela morte de milhões de pessoas e ainda se propaga atualmente.

Transmitida pelo vírus HIV, a aids é a fase mais avançada da doença que ataca o sistema imunológico, principalmente os linfócitos T CD4+, de modo que o organismo não consegue mais fazer a defesa sobre outras doenças, desde as mais simples, como um resfriado, até um câncer. E além de não conseguir se defender, o corpo também não reage bem aos tratamentos. Desta maneira, outras patologias podem levar o indivíduo à morte devido à aids.

Atualmente os soropositivos, portadores da doença, podem conviver normalmente seguindo as recomendações médicas e tomando coquetéis de remédios, os quais são fornecidos pelo governo e tentam combater o vírus e fortalecer o sistema imunológico. Entretanto, ainda não existe cura para a doença.

Assim como é importante o cuidado de quem é soropositivo, quem não é portador do vírus também deve se prevenir e fazer o teste quando passar por alguma situação de risco. As principais formas de adquirir a doença são através do sangue, esperma, secreções vaginais e leite materno.

Portanto, para se prevenir é importante usar preservativo e não utilizar seringas ou outros objetos que tenham tido contato com o sangue de outra pessoa.

É importante ressaltar que nem todos os portadores do vírus apresentam a doença, porém ainda assim o vírus pode ser transmitido. Já os portadores manifestam sintomas como febre, diarreia, perda de peso, inchaço dos gânglios linfáticos, suores noturnos, tosse seca e dores de cabeça e no corpo.

Nos próximos artigos, estudaremos outras doenças como varíola, herpes, catapora, sarampo, poliomielite, hepatite, febre amarela e raiva. Até lá!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *