Doenças Causadas Por Vírus – Compreendendo Gripe e Resfriado

Dentre todas as doenças acometidas pelos vírus, as mais comuns são a gripe e o resfriado. Apesar de serem confundidas, elas não são a mesma coisa. Vamos então compreender como se dá a transmissão, quais são os sintomas, tratamentos, formas de prevenção e as diferenças entre elas.

Agentes Causadores

Ambas as doenças são infecções respiratórias causadas por vírus. Entretanto, enquanto a gripe é causada pelos vírus Influenza, o resfriado pode ser causado pelos Rinovírus, Adenovírus, Coronavírus, entre outros.

Sintomas

Os sintomas de cada uma delas também são diferentes. O resfriado apresenta sintomas mais sutis, como tosse, dor de garganta, coriza e nariz entupido. Em alguns casos, também pode apresentar febre, mas abaixo de 38ºC. Já a gripe causa manifestações no corpo todo e tem início repentino. Sintomas comuns são febre alta acima de 38,5ºC, dores musculares, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e fraqueza.

Tratamento

Ao contrário do resfriado, se os sintomas da gripe não forem tratados, a doença pode se agravar causando pneumonia, uma infecção no pulmão, que pode até levar à morte. No entanto, o combate às duas enfermidades é simples, pessoas que não têm a imunidade comprometida podem curá-las somente fazendo repouso, bebendo muito líquido e ingerindo medicamentos que aliviam os sintomas, como analgésicos e antitérmicos.

Prevenção

Há pouco tempo começaram a ser comercializados também medicamentos antivirais, que ajudam a prevenir a gripe, além de reduzir os sintomas e o tempo de duração.

A forma mais eficaz de prevenção da gripe é a vacina, a qual é atualizada constantemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de combater os vírus que mais se propagam no momento. Como o sistema de defesa de um organismo saudável pode combater tais doenças, o foco da vacinação são os bebês, os idosos e as gestantes. O contágio de ambas se dá através do contato com gotículas provenientes da tosse ou do espirro de uma pessoa contaminada, portanto para se prevenir também é importante manter as mãos higienizadas e não ficar em locais fechados, onde não há circulação de ar, com aglomeração de pessoas.

É importante ressaltar também que não só as pessoas que não estão contaminadas devem se cuidar. Quem foi acometido pela doença também deve tomar os devidos cuidados para não propagar o vírus, como evitar o contato próximo com pessoas saudáveis e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Tipos de Gripes

Além das diferenças entre gripe e resfriado, ainda podemos distinguir os diferentes tipos de gripe. Os vírus Influenza podem ser divididos em três tipos, A, B e C, porém, somente os tipos A e B são preocupantes, o C causa apenas leves problemas respiratórios. Influenza A é a responsável pela transmissão da gripe suína ou H1N1, a qual causou grandes preocupações recentemente, e também da gripe espanhola, que matou milhões de pessoas entre 1918 e 1920. Devido às mutações que esses vírus sofrem, surgem os diferentes variações de gripe, para as quais nosso organismo não está imunizado, podendo causar epidemias.

A Influenza B, ao contrário da A, não causa epidemias, pois o vírus não sofre muitas mutações. Esse tipo relaciona-se à gripe comum, portanto, nosso organismo é capaz de combatê-la.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *