Enem Não Será Mais Usado Para Certificação do Ensino Médio

De acordo com informações de matéria publicada pela Agência Brasil, o ministro da Educação Mendonça Filho adiantou que o Enem não será mais usado para certificação do ensino médio a partir deste ano.

Ele afirmou que a notícia será oficializada na manhã desta quarta-feira (17), durante entrevista coletiva que será concedida pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – para divulgação do resultado do Enem 2016.

Mendonça Filho também explicou que a concessão de diplomas desta etapa escolar para pessoas maiores de 18 anos continuará acontecendo, porém por meio de outra avaliação que já existe, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A justificativa, além de reduzir boa parcela dos participantes do Enem, é que o Encceja, que já é aplicado para certificação de conclusão do Ensino Fundamental, é mais adequado para este fim por ser menos “exigente”:

O Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior… [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário (…)

A última informação dada pelo ministro é que a cerificação do ensino médio pelo Encceja deve começar a valer no segundo semestre.

Vale lembrar, por fim, que a expectativa é que o fim do uso do Enem para isso entrasse como uma das pautas da consulta pública que será lançada amanhã, porém isso não ocorrerá mais após o anúncio de hoje.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *