MEC Fará Consulta Pública Para Mudanças no Enem em 18 de Janeiro

Na tarde de ontem, quinta-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) confirmou que a consulta pública sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aberta na próxima semana, mais especificamente no dia 18 de janeiro.

Para quem desconhece, uma consulta pública trata-se de um instrumento de participação social com a finalidade de embasar a tomada de decisão e de edição das normas de um processo, no caso uma prova nacional como o Enem. E é exatamente esta expectativa do ministro da educação Mendonça Filho, conforme sua declaração:

Espero uma interação positiva dos estudantes do Brasil, educadores, pesquisadores e todos que possam colaborar com o aperfeiçoamento do exame que é patrimônio do Brasil.

Entre as possíveis propostas que podem fazer parte da pauta da consulta, devemos ter a já discutida redução do exame para apenas um dia de aplicação, além da exclusão de candidatos treineiros – que não vão concorrer a vagas no ensino superior – e a descontinuação do uso do Enem para certificação do ensino médio (saiba mais).

Especialistas têm debatido também mais de uma aplicação do exame por ano, com modelos distintos de provas, mais direcionados para o que os alunos aprenderam na etapa de ensino e colocando o Enem em consonância com a reforma do ensino médio pela Medida Provisória (MP) 746/2016.

Apesar das especulações, nenhuma medida que será discutida na consulta pública foi confirmada. Vale lembrar que ela não valerá somente para a edição deste ano, uma vez que alterações mais drásticas só terão tempo hábil para serem implementadas no Enem 2018.

Quanto aos principais programas do governo que usam o resultado do exame para acesso ao ensino superior (Sistema de Seleção Unificada – Sisu, Programa Universidade para Todos – Prouni e Fundo de Financiamento Estudantil – Fies), não deverão haver mudanças.

Todas as novidades sobre o assunto serão publicadas aqui no Portal infoEnem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *