Contagem Regressiva Enem 2016 – Prova de Redação

Faltando apenas três dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, chegamos a última postagem da série “Contagem Regressiva Enem 2016“, que nas últimas semanas trouxe dicas de preparação para cada um das provas nesta reta final de estudos.

Diferentemente do que foi feito com Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, em que mostramos os principais conteúdos que deveriam ser revisados em cada área, neste artigo vamos apresentar orientações e “últimos ajustes” na sua escrita para chegar preparado de fato para a Redação do Enem.

Para isso, propomos duas tarefas de casa para você treinar neste momento. Confira e procure colocá-las em prática, pois isso certamente o ajudará a sentir-se mais seguro e confiante para um bom texto.

Releia e Reescreva Redações já Feitas

É claro que escrever dissertações é uma das formas mais eficientes de treinar, mas o que você não escreveu durante todo o ano não fará em dois ou três dias. No entanto, escolher algumas redações já escritas, relê-las e reescrevê-las é uma ótima atividade. Ajuda a desenvolver a consciência de identificar possíveis erros e incoerências, além de aperfeiçoar a coesão, argumentação, ortografia etc.

Depois de reescrever o texto, releia-o e compare-o com a versão anterior, perceba como a dissertação melhora a cada reescrita. Se for possível, peça para um professor ou até mesmo um amigo ler os textos reescritos e opinar sobre eles.

Pratique a 5ª Competência

Mais do que tentar “adivinhar” os possíveis temas da Redação do Enem 2016, você deve estar preparado para resolver a problemática trazida pela proposta. Tenha em mente que o que faz um candidato sentir-se confiante não é apenas conhecer o tema, e sim saber argumentar sobre um assunto/problema, sabendo suas causas e possíveis soluções.

A proposta aqui é para que você selecione o máximo de temas que conseguir (pode usar os indicados nesta publicação!) e, em vez de escrever dissertações inteiras, faça apenas a propostas de intervenção social. Isso o obrigará a buscar mais informações sobre eles, o que automaticamente o deixará mais preparado para uma gama maior de assuntos. Se um deles for de fato o tema da redação do Enem, melhor ainda!

Por fim, também indicamos a leitura desta matéria sobre os 10 Mandamentos para a proposta de intervenção da Redação do Enem.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *