Contagem Regressiva Enem 2016 – Ciências da Natureza

Após lançar a série “Contagem Regressiva para o Enem” na semana passada, cujo artigo tratou da área de Ciências Humanas, hoje damos sequência trazendo o texto sobre a prova que completará o primeiro dia do exame: Ciências da Natureza.

Suas questões abordam as disciplinas de Química, Física e Biologia. Vamos compreender cada uma delas e quais os conteúdos mais recorrentes, lembrando que, devido a interdisciplinariedade das provas do Enem, muitos itens abordam conceitos de mais de uma disciplina ao mesmo tempo.

Biologia

Consiste na matéria que estuda os seres vivos, desde sua origem e evolução até o funcionamento dinâmico dos organismos. Conheça na sequência os assuntos de Biologia que mais caem no exame nacional.

  • Ecologia: este é disparado o tema mais que recorre nas questões desta disciplina, abordando principalmente problemas ambientais. Uma atenção especial deve ser dada a acontecimentos mais recentes, como a tragédia do rompimento de duas barragens, na cidade mineira de Mariana, no final de 2015;
  • Outros conteúdos recorrentes e que devem fazer parte da sua revisão geral de Biologia são Genética, Evolução e Origem da Vida (aquecimento global e desmatamento), Fisiologia e Parasitologia (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya).

Física

Nada mais é do que a disciplina / ciência que busca compreender a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais (propriedades, causas e consequências). Nas últimas edições, os assuntos que mais apareceram em Física no Enem foram:

  • Mecânica: atenção especial aqui para as Leis de Newton e também Cinemática;
  • Elétrica e Energia: é comum caírem questões com problemas relacionados a consumo de energia no cotidiano, além de fenômenos associados às cargas elétricas.
  • Ondulatória: conhecimentos tanto sobre ondas mecânicas como eletromagnéticas vêm se tornando mais frequentes nas últimas provas do Enem.
  • Termodinâmica e Óptica: com menor incidência esses assuntos ainda podem aparecer no Enem, especialmente com relação a troca de calor no primeiro caso e o assunto “lentes” no segundo.

Química

Basicamente se traduz no estudo da composição, das propriedades e da reatividade da matéria. Veja abaixo os conteúdos desta disciplina que tem maior chance de aparecer na prova do Enem.

  • Problemas ambientais: assim como ocorre em biologia e geografia, as questões ambientais também podem ser exploradas nos itens de química, especialmente com reações relacionadas a eventos como a chuva ácida e destruição da camada de Ozônio, entre outras;
  • Estequiometria: nos cálculos estequiométricos, relacionados a quantidade de produto formado a partir da quantidade de reagentes, vale a pena rever grandezas químicas como mol, além da conversão de unidades de medida;
  • Equilíbrio Químico e Eletroquímica: a dica aqui é relembrar as reações inversas no primeiro assunto e reações de oxirredução e da eletrólise no segundo;
  • Química Orgânica: por estar presente em diversas situações me nosso dia a dia, a este assunto tem presença garantida nos itens de química do Enem. Características, reações e fórmulas químicas, bem como funções orgânicas (alcoóis, fenóis, éteres etc.) devem estar na ponta da língua.
Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *