Contagem Regressiva Enem 2016 – Ciências Humanas

Faltando 40 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, que será aplicado em 5 e 6 de novembro, o Portal infoEnem lança a série “Contagem Regressiva Enem 2016“, que abordará a cada semana uma das cinco provas que fazem sua composição: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação.

Em cada artigo traremos as principais informações a respeito de cada área, como as disciplinas que a compõem, conteúdos exigidos, características das questões e assuntos mais recorrentes no exame nacional, para orientar seus estudos nesta reta final.

Na publicação de hoje abordaremos a prova de Ciências Humanas, que trará 45 questões e está marcada para a data de 5 de novembro (sábado). Essa área envolve quatro disciplinas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Conheça mais sobre cada uma delas.

Filosofia

Basicamente consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Normalmente suas questões trazem textos que abordam alguns dos principais pensadores/autores de diversos seguimentos da área. Nesse sentido, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os seguintes nomes de cada período:

  • Filosofia Clássica: Platão e Aristóteles;
  • Filosofia Moderna: Rene Descartes e Isaac Newton(Teoria do Universo Mecânico);
  • Filosofia Contemporânea: John Locke, Jean-Jacques Rosseau e a Escola de Frankfurt.

Geografia

De maneira simplificada, estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas. A variação de recursos trazidos nas questões de Geografia é maior, uma vez que pode oferecer textos, tabelas, imagens, mapas e até cartografia. Veja os assuntos mais recorrentes nas últimas prova do Enem, lembrando que temas nacionais vem ganhando forte destaque.

  • Geologia: clima e relevo;
  • Geopolítica: aqui é preciso estar atualizado com acontecimentos políticos nacionais e internacionais;
  • Urbanização, industrialização no Brasil, impactos da produção agrícola, desenvolvimento do setor energético e globalização.

História

Aborda o Homem e sua ação no tempo/espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Muitas de suas questões no Enem vêm acompanhadas de longos textos, ou às vezes até dois em um mesmo item. Por esse motivo a capacidade de interpretação é exigida constantemente dos candidatos. Veja o que mais tem caído nas últimas provas do exame:

Sociologia

Analisa o comportamento humano sob a perspectiva do meio e dos processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Assim como a Filosofia, no Enem essa disciplina aparece atrelada a fragmentos e passagens de grandes autores, incluindo os brasileiros, em temas como trabalho, política e contrastes sociais. Vale a pena dar uma olhada em:

  • Sociologia Clássica: conceitos sobre Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber;
  • Autores brasileiros: Sérgio Buarque de Holanda, Roberto Da Matta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre.

Na próxima segunda-feira a série abordará a área de Ciências da Natureza. Não percam!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *