Cartilha de Redação do Enem 2018, Download Grátis Aqui

Faltando pouco mais de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – divulgou a Cartilha de Redação do Enem 2018, documento que traz todas as informações relevantes sobre a prova textual da avaliação.

Chamado oficialmente de “Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018“, o arquivo está disponível para download grátis no arquivo de formato PDF. Além da versão tradicional, neste ano o instituto também liberou uma versão em Língua Brasileira de Sinais – Libras, que pode ser assistida no Canal do Inep oficial do Youtube.

Em 48 páginas, os especialiastas do instituto, em conjunto com membros do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) tornam claras todas as normas e regras da redação do Enem, incluindo os critérios para correção e atribuição de notas, conforme explicado em nota oficial:

O objetivo do material é tornar o mais transparente possível a metodologia de avaliação da redação, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas. A Cartilha detalha todas as competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. Além disso, traz as redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2017, com comentários. A ideia é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores.

Para atingir essa proposta, o material divide-se basicamente em duas partes:

  1. Matriz de Referência Para Redação 2018 – nesta primeira etapa o documento esclarece a matriz com cada uma das cinco competências avaliadas na redação do Enem, bem como o que se espera de cada uma delas e as possíveis pontuações de acordo com o desempenho. Além disso, esclarece a estrutura da dissertação-argumentativa, mostrando o que é tema, tese, argumentos e proposta de intervenção. Por fim, mostra também as ações que levam a nota zero;
  2. Amostra de Redações Nota 1.000 no Enem 2017 – como o próprio o nome diz, nessa seção da cartilha os candidatos verão exemplos de reproduções na íntegra de redações com nota máxima, portanto de mil pontos, salientando os destaques dos candidatos nas competências avaliadas.

Acesse aqui a Cartilha de Redação do Enem 2018
Veja o vídeo com a reprodução do seu conteúdo em Libras

Regras Continuam as Mesmas de 2017, Inclusive Sobre Direitos Humanos

As regras e critérios para correção / atribuição de regras continuam as mesmas do ano de 2017, sendo que a redação será corrigida por pelo menos dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois corretores atribuem desempenho entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses escores comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

No caso de a nota final dos dois avaliadores diferir por mais de 100 pontos, ou quando uma única competência tiver discrepância superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação será submetida a correção de um terceiro professor, de forma que a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Persistindo as discrepâncias citadas anteriormente, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

O Inep também manteve a regra imposta no ano passado após ação judicial, a qual define que o desrespeito aos Direitos Humanos na quinta competência, que exige proposta de intervenção social, não é mais um dos motivos para zerar o texto (leia mais).

 


Aproveite e garanta já a Apostila de Redação Enem 2018 do infoEnem, com mais de 120 páginas que mostram como mandar bem na prova textual do exame. Clique aqui e adquira agora!

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *