Redação no ENEM: Tudo Sobre os Direitos Humanos

A grade de correção da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como quinta competência avaliada a elaboração de uma proposta de intervenção social para o tema abordado, respeitando os direitos humanos. Tal critério de correção está contextualizado no fato de o exame propor, como proposta de redação, temas de cunho social relacionados ao contexto brasileiro e se há uma proposta de intervenção social a ser elaborada pelo candidato é porque o tema proposto apresenta questões e/ou problemas a serem resolvidos.

Deste modo, o candidato que não elabora nenhuma proposta de intervenção social recebe nota zero na quinta competência. O ideal, para se obter os duzentos pontos máximos, é elaborar uma proposta de intervenção relacionada com o tema da proposta de redação e com a linha argumentativa construída ao longo do texto de forma verossímil, visando a prática, e de maneira detalhista, respeitando os direitos humanos.

E eis aqui uma polêmica acerca desta competência da grade de correção da redação do ENEM, pois há um embate avaliativo entre a liberdade de expressão e o respeito aos direitos humanos. O que deve sobressair na proposta de elaboração de uma intervenção social: a liberdade de expressão ou o respeito aos direitos humanos? Seria a liberdade de expressão parte dos direitos humanos?

Para fomentar uma discussão, de cunho reflexivo, sobre este tema, indicamos que os seguintes materiais sejam estudados e analisados pelos candidatos ao ENEM.

Esperamos que estes materiais sejam de grande valia, tanto para os candidatos ao ENEM quanto para os professores da rede básica de ensino, já que os direitos humanos podem e devem ser abordados pela escola nas mais variadas disciplinas escolares a fim de incentivar o debate reflexivo acerca de um tema tão relevante socialmente.

Além disso, tais leituras e a visualização do documentário, para os candidatos ao ENEM, esclarecem o que são os direitos humanos a fim de refletir acerca da quinta competência da grade de correção da redação.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é responsável pela criação da maioria dos temas do Curso de Redação do infoEnem

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2 Comentários

Possibilidades para a Redação do Enem 2011 • infoEnem | infoEnem

[…] Por fim, como exigido na proposta, era necessário construir uma sugestão de intervenção voltada à conscientização social em relação à exposição pessoal nas redes sociais. Para isso, pode-se fazer algumas perguntas para refletir e, consequentemente, alcançar a sugestão ideal: quais os melhores meios para propagar a campanha? De que forma conscientizar os indivíduos de que a exposição exagerada pode prejudicá-los em vários âmbitos? Como construir esta campanha de forma que ela cause o impacto pretendido? Depois da reflexão, basta, como sempre, construir, detalhar e relacionar bem a proposta ao seu desenvolvimento, sem esquecer de que ela deve sempre ser viável e respeitar os direitos humanos. […]

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A Quinta Competência na Redação do Enem • infoEnem | infoEnem

[…] a ser levado em conta (e algo que já discutimos em artigos anteriores) é a questão dos Direitos Humanos. É algo levado bastante a sério pelos elaboradores da prova, tanto que até pouco tempo atrás a […]

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