Atualizadas Classificação Parcial e Notas de Corte do Sisu 2018/2

Após encerrado o primeiro dia de inscrições do segundo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, o Ministério da Educação (MEC) atualizou, nesta quarta-feira (13), a classificação parcial e as notas de corte do Sisu 2018/2.

A classificação parcial corresponde na posição que o candidato o ocupava, para uma uma modalidade de concorrência específica (geral ou cotas) de uma determinada opção de curso, dentre todos os inscritos naquela opção no momento da atualização.

Ex.: no instante da atualização o candidato estava classificado na 24ª posição dentre 50 vagas disponíveis para o curso de Engenharia Mecânica (Integral) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na modalidade de ampla concorrência.

Já a nota de corte consiste na pontuação do último classificado para uma certa opção de curso. É calculada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Ex.: na última atualização do sistema a nota de corte para o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), período noturno e modalidade de cotas sociais, era 735,49. Essa pontuação referia-se a nota do 30º colocado de 30 vagas disponíveis naquele momento.

Como Conferir a Nota de Corte e Classificação Parcial

Toda a verificação é realizada no aplicativo (baixe aqui) ou no próprio sistema do Sisu, pelo site oficial. Após realizar o login com número de inscrição e senha do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio, o participante verá na tela inicial as notas de corte e classificação parcial na parte inferior do quadro referente a cada opção de curso. No caso da classificação parcial é possível consultar apenas de suas opções, já as notas de corte são disponibilizadas para todas as modalidades e opções de curso (conforme imagem).

Com referência nessas informações os candidatos poderão decidir alterar ou não suas escolhas de curso, lembrando que é possível fazer a mudança apenas enquanto as inscrições estão abertas. Recomenda-se trocar aquelas em que a nota do candidato está muito inferior a nota de corte, deixando sua classificação parcial distante do grupo dos virtualmente selecionados.

Vale alertar, no entanto, que ambas as variáveis não garantem a aprovação. Isso porque o sistema não faz o cálculo em tempo real tanto uma como a outra são modificadas de acordo com a nota dos inscritos e também mudanças nas inscrições.

Haverá ainda duas atualizações, uma na quinta-feira (14) e a última na sexta-feira (15), data que marca o encerramento da fase de inscrições desta edição do Sisu 2018/2.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Com Mais de 400 Mil Registros, Inscrições no Sisu 2018/2 Terminam Hoje | infoEnem

[…] ou instituto federal a cada uma das notas do Enem. Com seu desempenho em mãos e também a nota de corte de cada modalidade e carreira, o concorrente pode analisar suas chances e, caso julgue necessário, […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *