Afinal, você é a favor ou contra as cotas?

Duas semanas após a aprovação, por parte do Senado, do projeto de Lei que reserva 50% das vagas das universidade federais para cotistas sociais e raciais, muito tem se comentado e argumentado sobre o assunto, que gerou polêmica e teve muita repercussão. Críticas e elogios vieram de todos os lados, inclusive com artigos pró e contra as cotas publicados aqui no infoEnem, mostrando que a questão está longe de ser unânime.

Você ainda não leu nossos artigos sobre o assunto? Acesse-os nos links logo abaixo.

O fato é que basta a presidenta Dilma Roussef sancionar tal projeto para que a lei entre em vigor, de forma que as universidades federais terão até 2016 para se adaptar e regularizar seus respectivos sistemas de cotas.

Em meio a esse importante debate e a expectativa de milhares de estudantes em relação ao desfecho desta questão, nós do infoEnem decidimos lançar essa simples e objetiva enquete. Nosso objetivo aqui é saber se você, leitor e possivelmente aspirante a uma vaga no ensino superior público, concorda ou não com este projeto de lei.  Nossa enquete ficará na coluna ao lado e cada pessoa poderá votar apenas uma única vez.

Caso queira expor sua opinião, apresentar argumentos, críticas ou questionamentos, fique a vontade. Este espaço está aberto para discussões.

O resultado será publicado na próxima semana, aqui no infoEnem.

 

Leia nossos artigos sobre a polêmica:

 

Noticias relacionadas: 

 

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




90 Comentários

Cristiane

Temos que diferenciar o sistema de cotas SOCIAIS do sistema de cotas RACIAIS. Uma coisa é você não ter condições financeiras (independente de ser negro ou branco), outra coisa é por somente ser negro, não faz sentido sistema de cotas por ser negro, isso já mostra um grande racismo. Sou a favor do sistema de cotas para quem não tem condições financeira independente da cor.

Responder

wylmah

GRANDE bosta estudar em escola particular , não é criticando nei nada mas vcs entre aspas tem que ter mais um pouco de comciencia pq nei todos podem pagar uma escola particular mais já que vcs tem comdicao que pague para todos que precisam sou A FAVORR

Responder

ana

não concordo com o sistema de cotas, as pessoas devem passar por sua bagagem intelectual ou seja por sua capacidade não por cor ou algo do tipo a lei diz que todos devem ter direitos iguais mas com esse tipo de forma educacional ela propria se contradiz, sou estudante de escola particular e perdo horas e sono estudando acho que quando temos um sonho ele nos ajuda a enfrentar qualquer barreira se todos querem fazer uma universidade deve fazer por merecer e não ser digno de pena como estão sendo rotuladas as pessoas. não precisamos de cotas precisamos de uma boa educação e nós como cidadãos brasileiros devemos exigir de nossos representantes, moradia para todos e um basta nas desigualdades sociais antes de tudo somos humanos não emporta o que voçe tem ou o que voçe é´compatilhamos o mesmo material que constitue a vida.

Responder

Gabriela....

Será mesmo que esse sistema de cotas raciais não está atuando como forma de preconceito?! E daí que é uma forma de desfazer um erro do passado?! Não tem como, pois as pessoas que a séculos atrás sofreram com a escravidão hoje não estão mais vivos, só existem fatos históricos e seus descendentes. O que vai adiantar?! Será que essa lei está sendo junta com os brancos!? O governo ao aderir essa lei está se contradizendo, já que segundo a lei de igualdade todos nós somos iguais perante a lei. Já com relação as pessoas de escolas públicas, é sim justa, pois nem todo mundo tem condições de pagar uma escola particular, e sebe-se o quanto a educação brasileira e falha….mas é injusto com os estudantes das escolas particulares que 50% das vagas sejam reservadas a pessoas de escolas públicas,. Eu sou estudante de escola particular e ao mesmo tempo negra.

Responder

Marcella Leitte

>Quantas negras existem na sua escola? E brancos?
Isso responde sua pergunta?

Responder

Bruna

Sou a favor sim, pois não tenho culpa de ter nascido em uma familia pobre.
Diferente que quem nasceu em uma familia com estrutura e dinheiro que entra em universidades boa e eu não. Injusto sim, não somos todos iguais. Porque o fiho de “papai” pode e eu não?
O maior preconeceito vem dos ricos pois não querem que os filhos estudem com pobre e negros, ai sim estão errados. A maioria dos profissonais vieram de ensinos de qualidade e são politicos corruptos! Tenho certeza de que os pobre tendo qualificação e uma estrutura o Brasil vai em frente. Se a maioria tiver conhecimento, certeza de que o Tiririca não estaria sendo eleito deputado.

Responder

ana

voçe é especial do jeito que , estude muito mostre para o mundo e para o sistema de cotas que não depende dele pra mostrar que tem capacidade não se intimide lute , não lhe conheço mas estou torcendo por voçe e uma frase que é o meu lema perder com classe vencer com ousadia porque a vida pertence aos que se atrevem

Responder

jaelpaiva

como se calcula as cotas ? aumenta a nota ?

Responder

InfoEnem

Não Jael, as notas não aumentam. Você concorre com os outros cotistas, também oriundos de escolas públicas. Enquanto os estudantes de colégios particulares entram na ampla concorrência (todos não cotistas).

Grato pela visita ao Portal infoEnem!

Responder

Anonimo

> os cotistas também participam da ampla concorrência.

Responder

CRISTIAN SORAIA LEITE BICALHO

O sistema de cotas em questão tenta acabar com uma realidade triste que acontece há muito tempo em nosso país, onde a maioria dos alunos que possuem condições sócio-econômicas favoráveis estudam em escolas particulares e quando ingressam em algum curso superior, na maioria das vezes por serem “melhores preparados”, conseguem uma vaga em alguma universidade federal. “Melhores preparados”, porque têm o privilégio de ficarem por conta do estudo, sem se preocuparem com mais nada.
Em contrapartida, alunos de escola pública, que muitas vezes conciliam estudo com trabalho, ao ingressarem em algum curso superior, conseguem ingressar na maioria das vezes em alguma faculdade particular. Porém, existem alguns alunos que graças a determinação e a fé em Deus consegue transpor esta barreira.
O que precisa mudar está muito além do sistema de cotas.
É necessário investir em uma educação pública de qualidade e que os alunos tenham condições de frequentar e dedicar aos estudos, para que os mesmos possam concorrer de igual para igual com alunos oriundos de escolas particulares.
Assim acontecerá a DEMOCRACIA DE ACESSO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS POR TODOS ALUNOS, sem a preocupação se concluíram o ensino médio em instituição particular ou pública.

Responder

ana regina

sou a favor das cotas , aqui onde moro a federal tem casos em que pessoas usam as cotas e elas realmente deixam de se enquadrar nas normas das mesmas.

Responder

Carla Stéphanie

Eu sou contra as cotas.. O governo é podre, as cotas não vão resolver nada, o que qui adianta fazer cotas se a educação sempre vai ser uma merda? precisa melhor a educação a cota não vai mudar em nada, porque até a faculdade tá uma merda em educação.. Pra entrar em uma faculdade precisa ter uma base já formada. Quer melhor a entrada de alunos nas faculdades? melhora a educação porra. Até escola particular tá uma grande merda. Então o governo ao invés de fazer uma lei inútil de cotas, faz alguma coisa pra melhorar esse país de merda na educação e se importar mais com a nossa sociedade. Outra questão sobre as pessoas falarem de preconceito.. Não existe preconceito só contra o preto não ok? se for assim faça cotas pra todas as pessoas que sofrem e se sintam inferiores ok? então sociedade para de falar que a cota vai ajudar com a diminuição do preconceito que não vai, vai só piorar.
E po lutam para ter uma educação melhor, porque pra essas merdas vocês abrem a boca, julgam o governo mais não fazem merda nenhuma. Só acho que precisamos parar de ser uma sociedade sem ação.

Responder

Maria

Por que não melhorar o ensino nas escola, em vez das cotas ? O país não está criando pessoas capacitadas para o mercado de trabalho, pessoas com alto nível de aprendizagem e sim mascarando alguns alunos que não estudam mas por causa das cotas terão mais chances do que os que realmente estuda. O simples fato das cotas existirem não é um preconceito? Pois o governo faz propaganda para tratar todos iguais, mas eles mesmos não tratam, isso já é um preconceito. Por que não distribuir novos livros nas escolas, contratar professores mais qualificados, criar novas bibliotecas, laboratórios, grupo de apoio aos estudos ? Assim todos entrariam nas universidades por MÉRITO, por serem bons e não porque o governo deu cota. Querem melhorar o país, mas não vejo melhoro em nada e sim o país caindo cada vez mais, cada vez com menos profissionais qualificados.

Responder

Junior

Eu sou contra a cota racial, pois nisso já esta sendo um preconceito, se diz Brasil um país de igualdade porque então cotas? isso já acho um puro preconceito somos todos iguais, ao não ser que a pessoa não teja condição ai sim tem que ganhar bolsa, ai pode ser branco, negro, pardo, qualquer tipo!
Eu vou entrar na universidade esse ano, estudei meus anos todos em escola pública, em vez de ficar gastando com cotas tem que melhora o ensino público para passar em um Federal ou Estadual.

Responder

Stela

Pessoas que não se esforçam ou que não estudam para ter um bom desempenho em exames como o ENEM existem dos dois lados, tanto do lado dos cotistas como do lado dos que não se enquadram nessa categoria, portanto não entendo haver injustiça ou beneficiamento indevido com o regime de cotas, pelo contrário, acredito que seja uma tentativa de minimizar o descompasso entre a educação pública e a particular no nosso país, cujo fosso entre ambas sabemos ser imenso! Mas acho também que ações niveladoras devam ser executadas desde a educação de base, como inclusive já estão sendo postas em prática, como exemplo temos o programa de alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, recentemente lançado pelo Governo Federal.

Responder

Vera

Concordo em tudo com o Airton. Sou a favor das cotas.
E gostaria de complementar,que o problema na rede de ensino público, não se aplica somente aos alunos, que na maioria são desinteressados, pois em diversas oportunidades fui testemunha ocular da falta de interesse dos professores em ministrar em sala de aula, alegando que seus devidos salários já estão ganhos, passando assim conteúdos pobres e desprovidos de um conhecimento mais profundo, o que ouço, é que, hoje esta é uma profissão onde se pode ganhar sem precisar esforçar-se,o que eu não creio seja assim. Tive de saber sobre professores falarem em sala de aula, que não estavam afim de dar aulas e perguntar aos alunos “se preferiam falar de novelas ou assistir a aula?” Xingar alunos de vagabundos e sem-vergonhas”. Que didática é esta? que tipo de autoridade ou respeito pode ter um profissional deste? Minha filha concluiu em escola pública e tive de ir algumas vezes, resolver com coordenação e diretoria este tipo questionamento… atualmente o governo tem investido muito em material didático atualizado e de renomadas editoras, igual ou comparável a muitas escolas privadas, faltando complementar com estruturas físicas mais completas (Oficinas, laboratórios, bibliotecas, internet, polos esportivos), pessoal melhor qualificado e compromissado vestindo a camisa, por amor a profissão. Acompanhar o desenvolvimento de tudo isto, o que digo, é obrigação de todos os pais. Existem sim muitos alunos capacitados na rede publica, só que as oportunidades são desiguais, então devemos começar por algum ponto, e este será a partida.

Responder

Airton

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade . . .

Se analisarmos na Historia do nosso país, veremos que até aqui os negros e o índios foram injustiçados e ninguém pode fazer nada, foram privados de direito que os prejudicaram muito, porém já passou da hora de criar leis, não para diferenciá-los pois isso já foi feito, mas sim para corrigir as injustiças que foram feitas a eles e iguala-los socialmente aos demais grupos étnicos do nosso país. Quem sabe assim poderemos retribuir um pouco do que eles fizeram para contribuir com o desenvolvimento do nosso Brasil.
Penso que o sistema de cotas não quer dizer que são incapazes de disputar uma vaga nas universidades pela cor de sua pele, mas vem dar condições de levar uma quantidade equilibrada de negros a conquistar um lugar na sociedade através de uma formação superior.

Responder

Luciana Leite dos Santos

AS PESSOAS DEVERIAM SER DETERMINADAS COM A ENTRADA DOS NEGROS,PARDOS E O BAIXA RENDA TODOS VAMOS SEGUIR EM UM PAÍS MAIS JUSTO .

Responder

emilia de cassia

particulamente sou a favor, mais essa coisa de cotas só faz aumentar mais a descriminação racial. ter direito a 50 % só porq é negro,acho um erro..direitos são iiguais para todos.

Responder

Adriana

Concordo toda vida foi divida os brancos,negros,indigenas porque seria diferente agora.
seria mais plausivo que só os brancos tivese hoportunidade, sou Dilma

Responder

José Marcos

você não usa virgula,ou pontuação,e ainda escreveu “plausivo”,quando o correto seria plausível,logo percebe-se o perfil daqueles que defendem as cotas,ignorantes,semi analfabetos,como você

Responder

Helena

Eu sou favoravel sim pois tenho dois filhos na universidade graças a
s cotas eu que sou da classe trabalhadora eu tambem tento pois quero cursar um terçeiro grau.

Responder

LUCIENEGP

ACHO QUE VIVEMOS NUM PAIS AONDE AINDA SE A MUITO RACISMO,POIS SE VCS VER MAIORIA DOS NEGROS TRABALHAM EM CASA DE FAMILIA ,GARI.PEDREIRO .NÃO QUE ESSAS PROFISSÕES NÃO SEJAM DIGNAS ,MAS POR QUE UM NEGRO NÃO PODE SER JUIZ,MEDICO ,ADVOGADO ETC… ATÉ ACONTECE MAS MUITO MINORIA AS VEZES POR TEREM A CHANCE DE TER NACIDO EM UMA FAMILIA COM CONDIÇÕES MAS AS MAIORIAS DAS FAMILIAS NEGRAS NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR UMA FACULDADE POIS GANHAM PARA SE MANTER A PESAR DE TER QUE TER FORÇA DE VONTADE PRINCIPALMENTE.EU SOU A FAVOR DA COTA.

Responder

Jão

Tem um negro presidente do STF … LOL

Responder

roberta aretha

Eu não concordo com as cotas raciais, como dividr reça em um país ta diverso, com tantas misturas.
Eu acredito que rosolveria o nosso problema, seriam cotas que socio economicas, acredito que seria muito mais racional, como dizer ser pardo o branco no norte ou no nordeste?

Responder

Maria

totalmente contra !!Em minha opinião pessoas que são a favor de cotas em universidades são pessoas preconceituosas consigo mesmas.. será que todos nós não temos os mesmos direitos? ou sera que daqui a algum tempo vai haver cotas para entrar ou usufruir de algo ? acho que oportunidade é o que não falta o que ta sobrando é o tal do comodismo. não vou discordar de algo tão nítido que é a tal da condição financeira alguns tem tudo e outros não tem nada mais ai já é algo que não podemos fazer muito pois vivemos em um país capitalista. sempre vai haver exclusão tanto social quanto cultural mais todos nós somos iguais temos o mesmo direito e o mesmo dever não é isso? e todos temos capacidade de ir atras de nossos sonhos e conseguir conquista- los basta ser perseverante, então ao meu ver esse sistema é algo falho que não era nem para ter posto em pratica, pois isso faz com que varias pessoas se coloquem vitimas de sua própria historia sendo que existe pessoas que sofrem muito mais do que elas.. estudei em escola publica e em particular e hoje ja posso concluir que o ensino da escola publica só é ruim para quem realmente não é interessado a aprender pois em diversas vezes já vi professores de escolas particulares dando aula em publica então não é justificativa para dizer que o fulaninho q estuda em escola particular passou pois tem uma vida boa e condição para isso e eu não passei porque estudo em escola publica .. Cade o tal ” igualdade para todos”? me poupe mesmo!!! só no Brasil por isso nunca sai do “”em desenvolvimento'”

Responder

Silvia Batista

Você professora de escola pública, que crítica seus próprios alunos. Que grande exemplo da qualidade da educação. O respeito é fundamental. Nem todos os alunos aplicam-se a esses critérios. ´Tem muitos alunos lutando por uma oportunidade, mas nem todos tem condições de pagar uma faculdade.

Responder

Ana Carolina

SOU A FAVOR.
Quanta gente que esta contra esse sistema, muitos sabem a dificuldade que é conseguir uma bolsa, e muitos não, e vao continuar sem saber porque pensam nao precisar algum dia.Mais para quem nao vê saida para um sonho, que esta as vezes frustado por nao ter condiçoes de lutar para conseguir um futuro melhor essa é uma oportunidade.Muitos estao tentando conseguir emprego, para se sustentar, com o sonho de estudar um dia, e ter um diploma, e vcs contra porque vcs tem internet em casa tem condiçoes de fazer cursinhos, fazem quantos for preciso para passar, mais nao pensam que existe pessoas no mundo que lutam, lutam e ninguem os enxergam para dar lhes uma chance, quando um governante consegue ver isso vcs estao contra!
Se fosse vcs , que nao tivessem condiçoes para pagar um curso,para ter internet pelo menos para ajudar nos estudos…se tivessem apenas livros,livros, e mais livros que conseguiu em escola publica vc seria contra esse sistema.
SE TIVER ERROS DE ORTOGRAFIAS EM MEU TEXTO ME DESCULPEM, NAO SOU MESTRE EM LETRAS!!!!

Responder

Neyde

Sou totalmente contra as COTAS,pois vivemos em um Pais,onde infelizmente existe muitos preconceitos
e COTAS seria mais uma forma de DISCRIMINAÇAO,
portanto,essa diferenciaçao e como se os negros nao tivesse capacidade por igual.

Responder

Valber

Sou a favor das cotas, pois venho de uma escola publica que o ensino não chega aos pés de uma escola particular! Eu trabalho para pagar meu curso Pré Vestibular, e fico indignado com o que vejo…! 80% da sala são de alunos que sempre estudaram em escolas particulares… O restante da sala são de escolas publicas e que precisão trabalhar para pagar o cursinho que não é barato… Nota-se na sala que os alunos de escolas particulares não se misturam com os de escolas publicas! Você sabe o porque isso acontece? Eles não se misturam pois não querem ter o “privilégio” de ser zombados por seus colegas de classe, como mais um que não vai ter futuro! como nós somos todos os dias zombados e ignorados por eles… Infelizmente se nota essa mudança de comportamento com os professores perante a nós! Por que acontece isso você tem essa resposta…? será que temos alguma doença na cor da pele?

Responder

Camilla

Sou contra as cotas. Quem realmente quer um futuro melhor corre atrás.Fui estudante de escola pública e sei como quase ninguém da valor ao ensino. O sistema de cotas é preconceituoso e incoerente , ele maqueia os problemas socioeducacionais que o Brasil tem , dando vaga a alunos que não tem base para estar numa faculdade.
O problema não é a falta de oportunidade , é o péssimo ensino que dão aos “estudantes públicos” associado ao descaso feito pelos tais.
Eu digo NÃO as cotas e SIM para educação igualitária. Entrar numa faculdade pública não vai garantir um bom emprego ,e muito menos um futuro melhor se você não fizer por mérito.

Responder

lucia

sou a favor das cotas sociaia sim,pois estudei em escola pública e sou pobre . sei que o ensino publico é inferior .é uma covardia quem tem dinheiro para pagar uma faculdade tirar as vagas dos pobres.eles dev eriam agradecer a DEUS todos os dias por poder pagar um bom colégio.E A PROFESSORA AÍ É CONTRA MAS BEM QUE ELA GOSTA DE TER DESCONTO POR SER FUNCIONÁRIA PUBLICA,AÍ É BOM NÉ. TENHO 42 ANOS E AINDA SONHO CURSAR FACULDADE E TER MEU EMPREGO.FAREI O ENEM E EM NOME DE JESUS VOU CONSEGUIR. COMO AINDA TEM GENTE EGOÍTA.

Responder

marcelo batista

acho que a maioria das pessoas que opinam contra as cotas não entenderam o motivo pelo qual foram criados,pois a questão não é que todos tem cerebro e devem sertratados igualmente,a questão é que no brasil ainda existe uma cultura camuflada de igualdade, mas que na verdade é preconceituosa e tendenciosa para que o poder, a gloria,e tudo que for direito continue sendo (objeto) de posse daqueles que se sentem melhores que outros,resumindo, o sistema de cotas é como podar uma arvore para que ela possa crescer com mais qualidade e beleza, mas para isso alguns caules irão sofrer algum dano,mas é para uma boa causa né,pense nisso.

Responder

Ravena

Sou a favor das cotas sociais. Pois nem todo mundo tem culpa de não ter dinheiro para pagar um colégio nem faculdade particular. Não podemos generalizar, existe sim muita gente de escola pública que estuda, que corre atrás do que quer. A porcentagem de pessoas de escola pública é bem maior do que de escolas particular, então creio que não é injusto. Se não quer concorrer com nós de escola pública, então vai estudar em uma faculdade particular, já que tem condições financeiras.
O que não sou a favor é das cotas raciais, pq negros e índios podem sim concorrer com os brancos e pardos

Responder

Ravena

d

Responder

Stephanie

Sou totalmente a favor das cotas!! Seria melhor ainda se o governo brasileiro melhorasse e muito o ensino nas escolas públicas, porque assim, alunos de escolas públicas e privadas lutariam de igual para igual na hora de prestar uma universidade pública, nesse caso não seria necessários a existência das cotas!! Mas já que preferem aderir às cotas do que melhorar o ensino público, eu apoio totalmente!! Estudei minha vida inteira em escola pública, e muitas vezes os alunos não tem auxilio dos professores. Existe bagunça?? EXISTE SIM!! Mas eu tive professores que conseguiam controlar a sala de aula, assim como também tive os que chegavam na sala de boca fechada, passava um texto miserável, e não dirigia uma palavra aos alunos, e ainda dizia “Não me importo, estou ganhando meu salário do mesmo jeito”. Isso sim é um absurdo!!

Responder

Nathália Moraes

Não sou a favor da cota, porque negro,indio,pardo,branco…Todos nós temos cérebro! Se um aluno de escola pública não consegue atingir a média,e passar,não é só porque as escolas públicas oferecem um ensino mais fraco do que a privada,mas porque ele não teve força de vontade pra estudar. Temos hoje em dia a internet,e ela esta sendo mal ultilizada principalmente por nós os jovens,temos bibliotecas públicas nas capitais,e um aluno que quer passar,ele enfrenta tudo,e corre atrás do que quer aonde for preciso. Qualquer um consegue qualquer coisa,com força de vontade!

Responder

Sarah.

Completamente contra cotas. Acho injusto com as pessoas que passam a vida estudando para ter uma vaga e são surpreendidas com notas inferiores as suas, mas que acabam passando no seu lugar pela cota. Sou extremamente contra racismo, cursei meu ensino médio em escola pública… Mas mesmo assim, por isso mesmo, negros.. brancos… são todos iguais, e tem a mesma inteligência. Cotas para negros, da a impressão que são menos capazes, e não é isso que o Brasil quer, queremos igualdade. Estudantes de escolas públicas tem a mesma capacidade de estudantes de escolas particulares, o que manda é a força de vontade e a dedicação. SOU CONTRA AS COTAS. Envolve muito preconceito nessa separação.

Responder

marcelo batista

só mesmo quem passou ou passa por descriminaçaõ racial ou por causa da cor pade entender essa necessidade de reparo na sociedade brasileira, onde grande parte olha somente para o seu umbigo
sendo incapazes de compartilhar e sensibilizar com a história dos então muito favorecidos (cotistas) que há seculos lutam por justiça,pense nisso.

Responder

fernanda d g avelino

e isso mesmo vamos abraçar esta oportunidade e fazer valer essa lei ,
sou a favor.

Responder

Marcella Ingrid

Acredito que um sistema de cota,não traria um aumento na qualidade de ensino de nosso pais.Pelo contrário,seria responsável pela acomodação tanto do governo quanto dos alunos da rede pública de ensino.O governo irá expor a sociedade uma verdade “maquiada” em cujo os índices de pessoas em universidades iria aumentar,entretanto,a qualidade,não.Com relação a cota para negros,acho totalmente desnecessário.De fato,o Brasil ,desde sua colonização é um país preconceituoso,no entanto,aderir a estas cotas só demonstraria uma divergência entre brancos e negros.Não existe “cérebro de negro e cérebro de branco”,um dos maiores exemplos é que um dos líderes mundiais mais influentes é negro,o presidente Obama.O Brasil deveria investir na educação e não disfarçar o fracasso de nossa qualidade de ensino.

Responder

hilda

realmente esse assunto é relativo .porq tem muita gente q estuda em escola publica q é esforçado e aquele q estuda na escola particular ja tem 50% porq o ensino infelizmente é bem avançado então eu acho q dando mais chance ao q realmente são esforçado ,vai melhorar muito e incentivar mais essas pessoas q dão o melhor de si …afinal uq vale mais ñ é um inteligente mais um um esforçado .

Responder

isadora silveira

Contra as cotas. 50% é muito. O governo não melhora a educação e quer maquiar isso implantando cota para escola pública.

Responder

Gabriela

sou totalmente contra as cotass

Responder

Annyssande

Bem,sou a favor das cotas,pra você conseguir uma vaga nas Universidades Federais já esta difícil,imagine prova da UNB,aqui em Brasilia precisamos de cotas sim,em relação aos outros estados que possuem as Faculdades Estaduais e as Federais os alunos não tem outras opções ou passa na UNB ou vai pra uma particular.E cotas não definem se o aluno e ou não bagunceiro e classe pobre ou de raça nega,as cotas possibilitam igualdade entre todos, não e justo um curso que oferta 20 vagas sendo que 4 são para cotas e 16 para concorrência universal.A Universidade de Brasilia precisa e eu apoio as cotas.

Responder

clecio rodrigues tavares

vc acha que so com algumas cotinhas vc vai passar se não conseguiu ate agora não vai conseguir nunca

Responder

cida batista

Sou totalmente contra as cotas. Deve-se conquistar o que lhe é de direito por mérito não por esmola. Sou professora de escola pública e os alunos não valorizam nada justamente porque as coisas lhes chegam muito facilmente. Deixem que lutem por aquilo que realmente querem! Existem dificuldades sociais, culturais, econômicas, familiares em nossa sociedade que os governos devem solucionar e eu não creio que a solução seja isentando nossos alunos de suas responsabilidades. Qual a qualidade de nossos profissionais que não abriram as portas da conquista para si mesmo? Valorizarão suas profissões?

Responder

Pam

Concordo com você Cida.. Eu estudei em escola particular e escola pública.. Infelizmente tem sim diferença no ensino, mas pude perceber também a grande diferença de quem realmente quer um futuro ou não.. Poucos em escola pública se dedicam e estudam realmente, só querem saber de bagunça.. Por isso também sou contra as cotas, principalmente em porcentagem tão grande.. Isso é um absurdo!! Eu trabalhei desde os 12 anos para poder pagar escola particular para mim e por causa disso sou injustiçada quanto a quotas e quanto ao PROUNI.. Ninguém olha se eu batalhei para poder me instruir.. Mas na hora de liberar verba pra gente que vive super bem o governo libera.. Isso é um absurdo!!! Deveriam fazer uma vistoria caso por caso para essas liberações. E as cotas podem até existir sim, mas em porcentagem no máximo de 25%, 50% é irreal, injusto.. ABSURDO!!!

Responder

n

Se o aluno assiste ou não a uma aula é porque as melhores condições estão nas escolas particulares. Assim, justamente aqueles profissionais que não se destacaram, isto é, que não fazem aquilo que gostam porque não tiveram chance, estão no setor público. Eu estudei na escola pública e a principal dificuldade começa do professor, devido à falta de material (observe que os materiais mais fracos estão voltados à escola pública). Enquanto isso, os alunos de escola particular que deveria estar voltados para o setor particular, se inserem nas faculdades federais, enquanto os que necessitam de uma educação gratuita são obrigados a estudar em universidades particulares, sendo os futuros profissionais do setor público. Observe esta inversão. Sem dúvidas, o sistema de quotas está longe de ser justo, mas se é um passo a favor daqueles que necessitam, se pode evitar que mais crianças entrem no crime e se pode trazer mais justiça social, QUE SE FAÇA A LEI!!

Responder

Alisson Silva

Totalmente contra também. Quem foca num objetivo, vai à luta e conquista. Porém, sou a favor do PAS: Programa que dá acesso à faculdade desde que o aluno obtenha boas notas durante o Ensino Médio. Dessa forma eu acho justa pois, para consegui-la, o aluno se esforça e prioriza os estudos.

Obs.: Perceberam que a grande maioria dos comentários das pessoas que apoiam o sistema de cotas apresentam erros medonhos de gramática e concordância. Oh my God! Kkkk

Responder

Bru

Agora tem a lei de regra ortografica em web sites, chats,redes sociais entre outros????

Esses pais de ex alunos de escolas particulares e os filhos sao contra porque nunca passaram por dificuldades…E tambem há o medo ,a insegurança de nao se conseguir uma vaga porque nem todos os filhinhos de papai sao bons o suficiente…

Semírames

Concordo com o Alisson Silva. Alunos que não se esforçam nem pra tirar uma nota boa no colégio merecem ter maior chance de ingressar uma universidade do que aqueles que estudaram a vida inteira? Sou contra as cotas, se quer entrar em uma universidade estude e conquiste sua vaga pela sua sabedoria, não é pra isso que existem os vestibulares? Sim, pra testar o conhecimento e ver se o indivíduo é apto à tal vaga. Até mesmo porque a responsabilidade na faculdade é muito maior do que na escola, é necessário estudar se não não vai aguentar o peso nas costas e vai acabar desistindo ou não ter chance no mercado de trabalho, principalmente em federais!

E acho bom você, Bru, rever seus conceitos. Meus pais vieram ambos de famílias muito muito pobres, e tiveram que lutar pra chegar onde estão, passando sim por DIFICULDADES, infelizmente! E mesmo sendo pobre, meu pai estudou muito e conseguiu entrar na faculdade sem precisar de cotas. Estudei o ensino fundamental em escola pública e agora que meus pais, com muito trabalho, conseguem pagar uma escola particular pra mim, dou MUITO valor e me orgulho disso! Mas pra quê, pra ver todo o esforço deles sendo desvalorizado por causa de uma lei injusta? POR FAVOR NÉ!

edilson epifanio

eu , edilson epifanio sonho em estudar mais nao tenho condicão em entrar na faculdade porque nao tenho condicao finaceira pra pagar

Responder

clecio rodrigues tavares

zzzzzzzzzzzz

jefferson

Vai estudar edilson kkkkkkkkkkkkkkkkkk

rosana dagher

sou contra as cotas pois sou professora de escola publica nao adianta tapar o sol com a peneira educaçao e do inicio tenho um filho que estuda domingo feriado e assim esta dificil de passar nas federais enquanto o aluno de escola publica nem assiste as as aulas e alem disso a classe media e que sustenta as federais nossos filhos nao tem culpa dessa educaçao errada nem da escravidao sou totalmente contra

Responder

Augusto

um aluno de escola pública sem nem assistir a aulas e estudar diariamente tem muito mais dificuldades do que seu filho, mas concordo q a concorrencia é desleal, no entanto seria mais desleal se as cotas não existissem.

Responder

Jeeh

Nem todos os alunos de escola pública são dessa forma. Na maioria das vezes, a escola é o aluno quem faz, e outra, muitos não têm condições de pagar cursinhos para o ingresso em universidades federais. Sou a favor!

Responder

Albaniza

Boa noite, olha sou a favor das cotas para estudantes de escolas públicas, pois tenho 47 anos, e não cursei uma Universidade por que nunca tive condições financeira, e com o sistemas de cotas tenho fé que eu possa engressar numa Universidade Federal vou fazer o Enen, e se eu conseguir uma nota boa eu estarei lá para realizar o meu sonho que é de se formar. Nun País de tantas desigualdade Sociais ainda existem professores contra a uma oportunidade que os alunos de escolas públicas tem para engressar numa Universidade. Nen todo alunos tem a sorte de ter uma mãe ou pai que possa pagar uma faculdade p/ o filho .

Responder

Nádia Kelly

concordo com sua visão acho que o Brasil está evoluindo e pensando cada vez mais no ffuturo das pessoas que talvez tinham perdido as esperanças de se formar por conta das condições financeiras.
EU APROVO AS COTAS!!!!!

Responder

Vitor

Meu senhor,
Escrevendo desse jeito voce nao vai passar nem fudendo , vai perder muitos pontos na sua redação.Aprenda a escrever direito e com concordância que vc terá uma chance…

Responder

clecio rodrigues tavares

acho tudo isso um lixo

geovanio jr.

Deixa de ser fuleragem seu fdp, é por isso q o Brasil nao consegue ir pra frente, por causa de pessoas arrogantes como voce, q só pensam em si. O Brasil está evoluindo sim, e vai continuar melhorando, basta essas pessoa falarem menos e agirem mais. Tem gente q so critica ptqpariu!!!!!

Roziani Fonsêca

Perceba quem está CONTRA o sistema de cotas… Alunos que passaram sua vida inteira pagando escolas carissimas visando uma faculdade públca. Sou de escola pública sim, mas será que é justo, alunos que veem desde o ensino fundamental se preparando para o ENEM e alunos que só vinheram ver um simulado há três mêses antes do ênsame, competirem por uma vaga? Caiam na real, se não conseguimos pagar uma escola de R$500 como vamos pagar uma faculdade de R$600…? Fico felíz pela primeira atitude desse governo torto que nós temos, de mudar um pouco a realidade de alunos da escola pública, mesmo assim preferia que mudassem o ensino, mas esse já é um ótimo começo!!! -Sou a favor.

Responder

clecio rodrigues tavares

vai durmir, não e nada disso agora eu não vou poder trabalhar um pouco mais para que meus filhos tenham uma edução melhor porque eles irão concorer com poucas vagas, o governo tinha era que melhorar o ensino das escolas publicas ao inves de criar cotas RIDICULAS

Responder

guilherme

Meu caro Clécio Rodrigues, eu sou a favor das cotas sabe porque? Se vocês está dizendo que não é injusto seus filhos concorrerem a poucas vagas por causa das cotas…lhe dou uma simples opinião: o ensino público como você mesmo está vendo, está ruim, tem muitos erros de português nos comentários acima (coisa que deveria ser impecável, pois é o meio de comunicação das pessoas brasileiras). E com essa oportunidade quem sabe essa educação não tome rumo certo? Com profissionais competentes e etc… e ressaltando o que o senhor mesmo diz, se você paga uma escola privada ao seu filho, o mínimo que ele tem que ser é inteligente, pois as pessoas que pagam escola “particular” deixam a entender que seus filhos são inteligentes de mais para
concorrer a uma vaga de ensino superior.
desde já agradeço a atenção!!
ah e relembrando ótima opinião em melhorar o ensino público, as coisas deveriam ser melhoradas desde o princípio.

Responder

guilherme

Justo*

Willian

“Perceba quem está CONTRA o sistema de cotas… Alunos que passaram sua vida inteira pagando escolas carissimas visando uma faculdade públca”, argumento fraco hein. Sou contra e não pago escola caríssima, consegui bolsa integral em uma. Sem falar que posso dizer: perceba que quem está a FAVOR do sistema de cotas, provavelmente, estuda em escola pública e mal sabe que é passar semanas dormindo 4h por noite para poder acompanhar o ritmo de sua escola visando uma faculdade pública.
N sei pq todo esse espanto por causa dessa discussão, todos sabemos, ou deveríamos saber, que a sociedade nada mais é que uma batalha de classes.

Responder

elen alves

vc é contra querida, por que vc so sta pensando no seu filho e as pessoas que não despoem de condiçoes socias necessarias para chegar ao nivel superior , ficam sem estudar? sem direito a formação superior?
acho que voce como professora, deve rever seus conceitos. A senhora deve estar na profiçao errada,ja que ,seu papel, é torcer por uma educaçao que seja ampla a toda sociedade e nao particularizada a favor de seu filhinho!!!!!!!
EU,sou aluna de uma escola pública,tirei conceito A na uerj(e assim como seu filho eu estudo aos domingos ,feriados e etc..) e sou sim a favor das cotas,pois, mesmo com elas,nós, alunos de escolas públicas, temos que estudar para passar. Portanto, temos nosso mérito nesta conquista (assim como os alunos de secolas particulares ). Enfim, que essas medidas são necessárias para tentar combater a desigualdade social deste país.

Responder

stenio

Ah,mas é claro que vocês tem que estudar,mas enquanto eu tenho uma pontuacao de 800 no vestibular e fico de fora,um cotista faz 500 e passa? Brincadeira isso né

Responder

Bruna Araújo

Eu estudei em escola pública a vida inteira e o que tem de alunos ruins tem de professores tbm, que cagam e andam pra passar os conteúdos porque são funcionários públicos e vão receber de qualquer forma…

Responder

nara martins da silva

Brasil as alternativas so funciona na lei sim so afavor de cotas esocial num pais onde e precaria a educaçao e a distribuiçao de reda tambem,so assim para resolver osprpblema da sociedade que continua cega com o povo nos direito a educaçao e saude.

Responder

Abiezer

Cara Nara, mas se é precário para negros também é para brancos e todos os povos, a primeira forma de descriminação é essa, diferenciar os diretos de uma pessoa para a outra. Eu penso que as diferenças tendem a sumir no momento que os tratamento for igual.

Responder

CONCEIÇÃO

Publiquei no blog Geoconceição a minha opinião sobre as cotas sociais.

Responder

Rita

sou a favor das cotas, pois até hoje , existe preconçeito e discrimina e isos, precisa mudar.

Responder

Igor

mais vc n acha preconceito colocar alguém em um lugar por causa da cor dele n? e olha n é so pq eu estudo em escola particular mais meus pais trabalham para pagar a escola, assim pq diminuir minha chance?

Responder

clecio rodrigues tavares

isso mesmo, pois eu estudo em escola particular mais tenho bolsa integal e na hora de fazer a inscrição eles nem perguntaram

Responder

LUCIENEGP

MAIORIA DOS NEGRO S~ÇAO DE BAIXA RENDA E NÃO TEM CONDIÇÃOES DE PAGAR ESCOLA PARTICULAR,VIVEMOSD NO BRASIL E AINDA A MUITO PRECONCEITO E RACISMO

Gustavo Mazzei

> Estudam em escolas particulares e não sabem diferenciar ” mas ” de ” mais “, tenho orgulho de ser de escola pública

Dayane

Sou a favor de cotas …
Igor …
O que acontece é o seguinte você ,disse que estuda em escola particular mas que seus pais se matam de trabalhar pra que venham diminuir suas chances …
Quero lhe informa que os cotistas disputam entre si ,se 10 vagas para pessoas auto declarados negros elas vão concorrer entre si . Assim como em ampla concorrência concorrerão entre si igualmente …
Sendo assim o fato das cotas não quer dizer q o negros vão roubar sua vaga.

Responder

Bahia

a Política de cotas é uma forma de escravizar a população ignorante. O nível dos universitários atualmente é péssimo e está abrindo margem para mais preconceito. O que sempre acreditei foi no investimento da educação básica. Todos devem concorrer de forma igual, quando abrem-se cotas, assume-se que estes são inferiores. Ao final do curso, o cotista vai pedir o “diproma” e perguntar qual é o “pobrema”. Pura demagogia.

Responder

Daby

Bom, maior ignorância é da sua parte, que com certeza vive com todo conforto as custas dos seus pais, sem a mínima experiência de vida pra vim falar que só por que é pobre, negro ou índio que estudam em escola públicas, não sabem se quer escrever…. Provavelmente não sabe também o que é ter que trabalhar com 14 anos pra ajudar no sustento da casa ou passar mais de um mês com greve nas escolas e, por isso quer dizer que é superior?

Responder

Pamela

ignorante mais ainda é você. você acha que a pessoa irá fazer uma faculdade interira e e não ira saber escrever diploma? não tem nd p falar fica quieta. pf –‘

Responder

carla mirela

Contra. Pq nao começa uma mudança na base?
so serah questao de prazo. Teremos universidade publica igual ao ensino decadente q temos, hoje, no fundamental e medio.
Muitos pais, como eu, fizeram sacrificio a vida inteira p/ colocar seus filhos em uma escola particular. Sei quanto eh mediocre nossa educaçao, afinal estamos aquem de qualidade no conhecimento.

TRISTEZA

Responder

LUCIENEGP

MUITOS PAIS SÓ TEM CONDIÇÕES DE SUSTENTAR SEUS FILHOS ,POIS GANHAM UM SALARIO MINIMO PARA ALIMENTO ,AGUA,LUZ,DE ONDE VÃO CONSEGUIR PAGA ESCOLA PARA SEUS FILHOS.

Responder

Matheus Carvalho

TOTALMENTE CONTRA!! Isso sim é um tipo de discriminação! Eu pela lei sou cotista por Raça, porém não concordo com as cotas, acho que o fato de se restringir que uma parte ou outra so pode pleitear por algo já pré-estabelecido, tira o direito e as chances de concorrer de igual para igual em quantidades de vagas totais;

Responder

Camilla M.

VESTIBULAR UERJ – RIO DE JANEIRO – VERGONHA NO SISTEMA DE COTAS !!!

Gostaria de saber como denunciar os casos de fraude, pessoas que são brancas e se declararam da raça negra/indígena pra poder obter a vaga. Eles não são nem pardos, nem negros/indígenas…

Estão lesando os outros candidatos, isso é crime !!!

Só aqui em poucas postagens, verifiquei 2 casos:

Ingridh Christie Lima da Silva – Nutrição – BRANCA (LOIRA)neste perfil:

http://www.facebook.com/ingridh.christie

Carlos Joseph Myamoto – Direito – (BRANCO – JAPONÊS)neste perfil:

http://www.facebook.com/carlos.joseph.7169

Devemos denunciar o caso ao Ministério Público? E quem se sentiu lesado? Eu passei na vaga de ampla concorrência, sem burlar a lei, mas tenho colegas que perderam a vaga por causa dessas condutas ilegais. Como fica o caso?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *