Aberta Consulta das Mais de 57 Mil Vagas de Cursos do Sisu 2018/2

Logo após anunciar que as inscrições na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada deste ano estarão abertas entre 2 e 15 de junho (saiba mais), o MEC – Ministério da Educação – abriu a consulta das mais de 57 mil vagas de cursos do Sisu 2018/2.

Todo o procedimento deve ser feito pela internet, pelo aplicativo para smartphones e tablets ou através do computador. Ao acessar a página oficial do sistema unificado (sisu.mec.gov.br), o candidato deve ir em “Pesquisar vagas” e fazer a busca por curso, instituição de ensino superior ou município. Também é possível checar a relação completa de carreiras, universidades/institutos federais ou cidades nos respectivos links.

Além disso, a ferramenta de pesquisa oferece, para um mesmo resultado, possibilidade de filtrar as vagas por modalidade de oferta (cotas ou ampla concorrência), instituição, grau (tecnológico, bacharelado ou licenciatura) ou até mesmo o turno escolhido pelo usuário, conforme ilustração a seguir.

Segundo divulgado em nota oficial publicada pela assessoria de comunicação social do MEC, as oportunidades se distribuem da seguinte maneira entre as 68 instituições públicas de ensino superior:

  • 8 públicas estaduais, sendo um centro universitário e 7 universidades;
  • uma faculdade pública municipal;
  • 59 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

Seguindo as regras dos últimos processos seletivos, os concorrentes serão selecionados com base no desempenho da prova mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, no caso o Enem 2017. Além de ter prestado a avaliação, é necessário ter obtido pontuação maior que zero na redação.

Cronograma do Sisu 2018/2

A parte da verificação das vagas/cursos disponíveis e das datas da fase de inscrições, o cronograma completo do Sisu 2018/2 também foi divulgado. Confira na tabela outras etapas importantes como chamada regular e manifestação de interesse na lista de espera, entre outros.

Calendário Oficial do Sisu 2018/2 – Portal infoEnem
Evento Data / Prazo
Fase de Inscrições 12 a 15 de junho
Resultado da Chamada Regular 18 de junho
Prazo de Cadastro na Lista de Espera 22 a 27 de junho
Matrícula Aprovados na Chamada Regular 22 a 28 de junho
Convocações da Lista de Espera 3 de julho a 21 de agosto

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




2 Comentários

UFPB Terá Mais de 800 Vagas no Sisu 2018.2, Inscrições Iniciam Amanhã | infoEnem

[…] As inscrições desta edição do sistema unificado seguem até às 23h59min da próxima sexta-feira, 15 de junho, com liberação da lista de aprovados na chamada regular no dia 18 seguinte. Consulte o cronograma completo com todas as datas de fases importantes neste informativo. […]

Responder

Sisu 2018.2 Recebe Inscrições Até 15 de Junho, Saiba as Regras | infoEnem

[…] ser feita por meio de busca por curso, município ou instituição, conforme esclarecemos nesta matéria. Em alguns casos é possível que o candidato não consiga se inscrever, por não atender as notas […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *