Viedeoprova do Enem 2017 em Libras Disponível Para Acesso

Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou, pela primeira vez na história do Exame Nacional do Ensino Médio, a Videoprova do Enem 2017 em Libras – Linguagem Brasileira de Sinais – num sistema online específico.

O novo recurso foi divulgado pela assessoria de comunicação social do Ministério da Educação (MEC) no final do mês de setembro, mais especificamente no dia 26, data em que foi comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A finalidade, como não poderia deixar de ser, além de oferecer uma opção a mais de conferir e estudar por provas anteriores aos candidatos surdos, a possibilidade de praticar no mesmo formato em que tais avaliações serão aplicadas.

Qualquer pessoa interessada pode consultar e assistir aos vídeos pelo endereço eletrônico criado pelo Inep especialmente para este fim: enemvideolibras.inep.gov.br. As reproduções estão disponíveis em quatro listas, sendo uma para as referente a cada área do exame: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática.

Dentro de cada playlist o usuário pode escolher uma das 45 questões disponíveis, assistir ao vídeo referente ao enunciado do item, indicar uma das cinco alternativas e conferir o gabarito para verificar se acertou ou errou a resposta. Além disso, também é possível reduzir ou aumentar a velocidade de reprodução de um vídeo, bem como mudar de prova a qualquer momento.

Página do Portal da Vieoprova do Enem em Libras.

Até então os vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova de 2017 estavam disponíveis somente no Canal do Instituto no YouTube (confira aqui). Com a novidade os candidatos que utilizarão do recurso da videoprova no Enem 2018 em Libras poderão treinar nesta reta final de preparação como uma espécie de simulado do que encontrarão nos dias 4 e 11 de novembro.

Vale lembrar que, na última edição do exame, um total de 1.897 inscritos solicitaram o recurso e realizaram a prova com este atendimento especializado.

Para Maria Inês Fini, presidenta do Inep, o lançamento do recurso fortalece a responsabilidade do instituto em promover acessibilidade na realização do maior exame do Brasil:

O Enem em libras marca nosso esforço para garantir que nossos editais, provas, cartilha de redação do participante e demais materiais sejam acessíveis. Dessa forma, o Inep reafirma o compromisso com a comunidade surda e com um futuro melhor por meio da educação.

Fonte: MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *