Enem 2017: Inep Libera Conteúdo da Videoprova em Libras

Conforme havia mencionado após a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – publicou, na última sexta-feira (17), o conteúdo da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que foi aplicado a candidatos com surdos ou com deficiência auditiva.

Segundo a assessoria de comunicação social do instituto, o conteúdo está disponível em seu canal no YouTube (acesse aqui) e é composto por uma playlist de 190 vídeos. Os vídeos são curtos, sendo que a maiora não chega a 5 minutos de duração. Cada um corresponde a uma questão traduzida do caderno de questões verde, que pode ser baixado juntamente com o gabarito na página de provas anteriores do Portal infoEnem.

Ainda de acordo com nota do Inep, além de promover a inclusão dos candidatos durante o exame, o recurso da videprova traduzida, disponibilizado na internet para livre acesso, deve auxiliar na preparação de inúmeros estudantes com deficiência auditiva nas próximas edições:

A novidade permitirá que os surdos e os deficientes auditivos tenham como estudar para futuras edições do Enem.

Esta opção de atendimento específico / especializado foi desenvolvida pela equipe técnica do Inep em parceria com sua Comissão de Assessoramento em Libras, composta por professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como membros do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), entre outros.

De acordo com dados oficiais da aplicação do Enem 2017, 1.635 participantes com surdez ou deficiência auditiva utilizaram a novidade.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *