Veja as Datas das Provas e das Inscrições do Enem 2019

Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) surpreendeu ao divulgar, antecipadamente, as das provas e das inscrições do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com o cronograma publicado pela assessoria de comunicação social do órgão em nota oficial, as inscrições no Enem 2019 estarão abertas entre 6 a 17 de maio enquanto as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos respectivos.

Além destes eventos, a autarquia pertencente ao Ministério da Educação (MEC) também informou quando estará aberto o prazo para Solicitação de Isenção e Justificativa de Ausência na edição anterior, que desde o Enem 2018 passaram a ser realizados em período próprio e antecipado em relação aos outros procedimentos do exame.

O Inep ainda mencionou que o Edital do Enem 2019, que regulariza e normatiza de fato todas as regras e datas referentes a edição deste ano do exame nacional, deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) do mês de março.

Em matéria postada em seu portal o MEC esclareceu que a avaliação continuará sendo utilizada como porta de entrada para o ensino superior através dos distintos programas de acesso criados e aperfeiçoados pelo governo nos últimos anos:

As notas do Enem permitem ao estudante se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. No caso de o aluno optar por universidades privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal. Para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), por exemplo, é necessário que o candidato tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.

Outra forma de apoio financeiro que também tem como pré-requisito a realização do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste caso, há uma modalidade com juros zero, para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso.

Fonte: Portal MEC

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




4 Comentários

Provas do Enem 2019 Acontecerão em 3 e 10 de Novembro • infoEnem | infoEnem

[…] matéria publicada aqui no Portal infoEnem na semana passada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais […]

Responder

MEC Anuncia Data das Inscrições e Provas do Encceja 2019 • infoEnem | infoEnem

[…] dias após divulgar datas importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – confira aqui, o Ministério da Educação (MEC) anunciou também as datas das inscrições e Provas do Encceja […]

Responder

Denise Maria Braga

Boa noite!
Tentei várias vezes até que consegui postar as informações sobre a inscrição e data das provas do Enem 2019.
Favor desconsiderar o Email anterior.
Grata,
Denise

Responder

Denise Maria Braga

Boa noite!
Sou Pedagoga da rede estadual de ensino em Apucarana, Paraná. Sempre que possível divulguei junto aos alunos do Ensino Médio (3º Ano regular e 4º Ano profissionalizante), bem como no Facebook os conteúdos/notícias por vocês postados.
Notei que há tempos não aparece a opção “compartilhar”: principalmente hoje em que o assunto são as datas de inscrição e provas para o Enem 2019.
Vocês podem responder-me? Creio que há outras pessoas que também querem saber as razões por mim citadas.
Muito obrigada!
Denise

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *