Unicamp Avalia Ocupar 20% das Vagas Via Sisu em 2019

Recentemente publicamos matéria aqui no Portal infoEnem informando que a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – deve ter novidades a partir de seu Vestibular 2019, como a inclusão de cotas étnico-raciais e a oferta de vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta quinta-feira (31) a assessoria de comunicação social da instituição confirmou que avalia disponibilizar 20% de suas vagas no sistema unificado que usa as notas do Enem.

Segundo explicações de José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão Permanente Para os Vestibulares (Comvest), responsável pela elaboração do processo seletivo da universidade, a proposta de oferta de postos no Sisu deve propõe a seguinte divisão:

  • 10% para estudantes egressos de escolas públicas;
  • 5% para pretos e pardos procedentes de unidades da rede pública de ensino;
  • 5% serão reservados exclusivamente para os estudantes pretos e pardos.

Além da adesão ao sistema do Ministério da Educação (MEC), a universidade também vislumbra a reserva de 15% das oportunidades para para candidatos do sistema de cotas étnico-raciais (autodeclarados pretos e pardos), bem como um vestibular direcionado exclusivamente para indígenas.

O estudo e as análises estão sendo conduzidos pelo Conselho Universitário (Consu), que com essas mudanças tem como meta aumentar a inclusão na Unicamp, com implementação progressiva das cotas raciais de 2019 em diante.

Ainda de acordo com o anunciado, a universidade confirmou que o plano foi entregue ontem a Câmara Deliberativa do Vestibular, que realizará encontros e reuniões em institutos e faculdades das três sedes da instituição para debater o assunto, devendo realizar uma votação final em 21 de novembro.

Vestibular Unicamp 2018 Mantém Regras

Conforme reforçado durante a matéria, tanto uso do Sisu quanto cotas raciais são planos para o processo seletivo do ano que vem, de forma que nesta edição do Vestibular 2018 não haverá troca nas regras. Portanto, as 3,3 mil vagas distribuídas entre 70 cursos presenciais de graduação serão ocupadas pelo Vestibular tradicional. As inscrições encerraram nesta quinta.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *