UFPB – Universidade Federal da Paraíba

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi criada em 02 de dezembro de 1955, sob o nome de Universidade da Paraíba, como resultado da junção de algumas escolas superiores.

Em 13 de dezembro de 1960, foi transformada em Universidade Federal da Paraíba, incorporando as estruturas universitárias existentes nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Desde sua criação e ao longo de toda sua história, a UFPB vem cumprindo papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Na esfera da educação superior, a UFPB tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico e tecnológico regional, quanto para a formação de quadros profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.

 

Estrutura

A UFPB está estruturada da seguinte forma:

  •  Campus I, na cidade de João Pessoa, compreendendo os seguintes Centros: Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); Centro de Ciências Médicas (CCM); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Centro de Educação (CE); Centro de Tecnologia (CT); Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR);
  •  Campus II, na cidade de Areia, compreendendo o Centro de Ciências Agrárias (CCA);
  •  Campus III, na cidade de Bananeiras, abrangendo o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e o
  •  Campus IV, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto, com o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).  Dois novos centros foram criados em 2011 pelo Conselho Universitário (Consuni). São eles: o Centro de Informática e o Centro de Energias Alternativas Renováveis.

 

Processo Seletivo

Segundo a COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR – COPERVE, a UFPB irá disponibilizar 8.274 vagas para cursos presenciais no vestibular 2013.

Serão 4.779 vagas para o Processo Seletivo Seriado 2013 (PSS), 242 para os cursos de Música, Artes, Teatro e Tradução, 50 para os cursos sequenciais em Música e 3.183 reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No PSS-2013, tambem serão oferecidas 45 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 30 para a Polícia Militar e 15 para Bombeiros Militares. Na UFPB, 35% das vagas serão reservadas para o sistema de cotas.

 

Para mais informações:

Página da COPERVE: http://www.coperve.ufpb.br/

Página da Universidade: http://www.ufpb.br