Sisu 2019: Universidades da Paraíba Ofertarão 11 Mil Vagas

Juntas as principais universidades da Paraíba ofertarão 11 mil vagas no Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada. Serão 7.842 postos disponibilizados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mais 3.160 oportunidades disponibilizadas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Conforme dados mais detalhados divulgados por ambas instituições por meio do Termo de Adesão ao Sisu, as vagas oferecidas distribuem-se em cursos de graduação presenciais com oferta nas seguintes unidades sede de cada instituição:

  • UFPB – 124 cursos nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Rio Tinto e Mamanguape;
  • UFCG – 76 carreiras nas cidades de Campina Grande, Sousa, Sumé, Pombal, Cuité, Patos e Cajazeiras.

Com relação a divisão de vagas por modalidade de concorrência, ambas seguem as diretrizes da Lei de Cotas sancionada em agosto de 2012, de forma que a divisão foi feita da seguinte maneira para as universidades:

  • UFPB – 3.915 serão oferecidas para ampla concorrência e 3.927 para cotistas, no caso estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da pública de ensino;
  • UFCG – 1.568 vagas destinadas a ampla concorrência e as 1.592 restantes ao sistema de cotas (escola pública, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência).

Informações mais detalhadas sobre a participação de cada uma das duas principais universidades paraibanas no Sisu 2019, como os pesos e notas mínimas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), entre outras, podem ser consultadas nos sites oficiais ufpb.br e ufcg.edu.br.

Sobre o Primeiro Processo Seletivo do Sisu 2019

O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) e consiste num ambiente virtual programado para selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior (universidades federais/estaduais e institutos federais de ciência, educação e tecnologia) por meio das notas da edição mais recente do Enem.

As inscrições do Sisu 2019 já estão confirmadas para o período entre 0h de 22 de janeiro e 23h59min de 25 do mesmo mês (leia mais). Tanto a inscrição quanto todas as outras etapas do sistema unificado são gratuitas e ocorrem no site oficial: sisu.mec.gov.br.

O resultado com a lista de aprovados na chamada regular será divulgado na internet em 28 de janeiro, com prazo para matrícula acadêmica presencial vigente até 4 de fevereiro. Os não classificados poderão se cadastrar na lista de espera, no prazo que vai de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *