Renovação de Contratos do Fies Prorrogada Até Dia 23

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, por meio de sua assessoria de comunicação social, que o prazo para renovação de contratos ativos de estudantes com o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil – foi prorrogado até dia 23 de novembro, próxima sexta-feira.

A renovação, também chamada de aditamento, é válida para o segundo semestre deste ano de 2018. A princípio, de acordo com o cronograma inicial do MEC para o fundo de financiamento, o período para providenciar os procedimentos da renovação encerraria nesta sexta-feira (16).

Segundo Silvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério, o estendimento do intervalo de tempo para aditamento de contratos foi implementado justamente para que mais usuários do Fies possam continuar sendo beneficiados, uma vez que o não aditamento interrompe o uso do benefício:

Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema.

O procedimento para renovação é simples e 100% online: os candidatos devem acessar o sistema informatizado do Fies, o chamado SisFies (sisfiesportal.mec.gov.br), e ir no botação “Aditamento de Contratos“. Depois de logar no sistema com o número de seu CPF e senha, poderá então preencher e completar as informações solicitadas.

Vale mencionar que, anteriormente a etapa de renovação por parte dos estudantes, as instituições privadas de ensino superior que oferecem o curso financiado já iniciaram o processo de renovação e incluíram informações que devem ser validadas pelos alunos beneficiários do programa.

Em nota oficial o MEC recomenda medidas diferenciadas de aditamento para estudantes que se enquadram num dos dois grupos descritos a seguir:

  1. aditamentos não simplificados – aqueles em que o beneficiado necessita alterar alguma cláusula importante do contrato de financiamento, como por exemplo o nome do fiador. Neste caso o aluno precisa levar a nova documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para finalizar a renovação;
  2. Aprovados no Fies em 2018 – quem foi admitido no processo seletivo do Fies deste ano, seja no primeiro ou segundo semestres, deverá acompanhar e seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que, de acordo com a Lei 13.530, de 7 de dezembro de 2017, é o Agente Operador do Novo FIES.

Para mais dúvidas, esclarecimentos ou informações, recomendamos a leitura desta matéria ou então contato diretamente com a Central de Atendimento do MEC. Neste último caso o telefone de contato é 0800 616161, sendo que a chamada é grátis e deve ser realizada de um telefone fixo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.

Compartilhar
Manual do Sisu e Prouni

Receba GRATUITAMENTE o Manual para Sisu e ProUni




Sim Não




Outros artigos que você vai gostar:




Comentários

Aditamento de Contratos do Fies Prorrogado Novamente • infoEnem | infoEnem

[…] – Fundo de Financiamento Estudantil. Com a medida, o período de renovação, que já havia sido estendido uma vez e encerraria em 23 de novembro, agora teve seu término adiado para a data de 28 de […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *